Taboão continua na batalha por medalhas nos Jogos Aberto do Interior

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/11/2010

Os atletas da Secretaria de Esportes de Taboão da Serra continuam alojados na baixada santista disputando o 74º Jogos Abertos do Interior (JAI) em busca de medalhas para o município. Já se despediram da competição as modalidades: Basquete Feminino, Karatê, Futebol Feminino, Taekwondo e Tamboréu. Nesta semana, o Futsal Masculino que conquistou a medalha de Prata em 2009 e a equipe feminina de vôlei, que foi campeã no ano passado batalham com fortes adversários na busca de voltar para a cidade taboanense com uma medalha no peito.

A abertura oficial realizada na noite de sexta feira (05) na Vila Belmiro, teve a ilustre participação do Pelé que ascendeu a pira olímpica.  Mais de 12 mil pessoas marcaram presença e lotaram o estádio, os atletas tabonenses participaram do desfile com mais 211 delegações e se emocionaram com a presença do ídolo mundial do futebol.

Competições
A competição é dividida em três divisões, sendo elas a 1ª Divisão, 2ª Divisão e Divisão Especial. A Primeira Divisão é composta pelos municípios campeões das oito regiões administrativas do estado nos Jogos Regionais, realizado em junho na cidade de Guarujá e pelo município sede, Santos e o campeão do ano passado que foi São Caetano do Sul. Taboão da Serra disputa na 2ª Divisão porque conquistou o primeiro lugar nas modalidades de Basquete Feminino, Karatê, Futebol Feminino, Futsal Masculino, Taekwondo  e Vôlei Feminino.

Basquete Feminino
As guerreiras de Taboão da Serra da equipe de basquetebol feminino tiveram uma difícil estreia de competição, na quinta-feira (05), na quadra da Unimes. Encarando a equipe de Jaboticabal, o placar final de 34x72 favoreceu o primeiro adversário. O segundo desafio das taboanenses foi contra a equipe de Itu que venceu por 52x36, no sábado (07).  

Tamboréu
Taboão da Serra também se escreveu na modalidade extra tamboréu, disputado no domingo (07), na Praia do Gonzaga. O tamboréu é um esporte genuinamente santista jogado por atletas posicionados em cada metade de quadra, dividida por uma rede. O objetivo de cada um é lançar a bola ao campo adversário sobre rede, sem que este possa devolvê-la e evitar que faça o mesmo. Em todas as suas variantes - simples, por equipe ou não - a contagem terá dez pontos em cada "set", que só se encerra com dois pontos de diferença ou no 16º e têm um total de cinco. Os pontos são marcados quando a bola toca o chão ou nas linhas da quadra. Incluído como modalidade extra no JAI, o esporte contou com a participação de 14 cidades nas categorias masculina e feminina. 


Karatê
Na modalidade de karatê, Taboão da Serra participou na categoria individual com dois atletas: Diogo Henrique que ficou em 4º lugar e Paulo Henrique em 7º. Na categoria por equipe, Taboão perdeu nas quartas de finais por 1 ponto. De acordo com o professor Manoel Carlos, os Jogos Abertos são considerados a competição de maior nível técnico da América Latina. “Disputaram aqui os maiores karatecas do Brasil como Douglas Bronze que foi campeão mundial na Sérvia que lutou pela cidade de São Caetano do Sul. Também lutou o Juarez, campeão panamericano do Rio de Janeiro. Apesar do desempenho abaixo do esperado, pois em 2008 fomos vice dos Abertos. Agora o treinamento será mais intenso para melhorar o nosso nível técnico e garantir boas conquistas no ano que vem”.

Futebol Feminino
Na modalidade de futebol feminino, o primeiro jogo, na quinta-feira (05), no campo dos Portuários, contra Auriflama não aconteceu porque o time não compareceu e Taboão da Serra levou vantagem. O segundo desafio, na sexta feira (06) contra a equipe de Araraquara no campo Saldanha da Gama foi bem disputado, mas o resultado favoreceu as adversárias que venceram as meninas de Taboão por 1 a 0.  No domingo (07) no confronto eliminatório, clássico regional entre Taboão e Osasco. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e acabou sendo definido nos pênaltis e Osasco levou a melhor por 4 a 3. Para o técnico taboanense Marcelo Costa, apesar da derrota, as atletas mostraram garra e determinação. “Osasco já ganhou da equipe de Santos e hoje o jogo foi equilibrado e nossas atletas mostraram o potencial que têm. Apesar de não ter conseguido a classificação, elas estão de parabéns pela garra e determinação”.

Taekwondo
A atleta Thais Krampe teve a primeira luta contra Mogi das Cruzes. A atleta taboanense perdeu o primeiro confronto e foi eliminada. De acordo com o técnico Josival, a adversária tem um nível superior ao de Thais, considerada mestra. “Eu pré julgo que a atleta não é brasileira, ela foi contratada pela cidade e tem um nível muito superior. É bom encontrar adversários fortes porque assim podemos forçar os treinamentos para encarar desafios maiores”, disse. Neste ano a atleta conquistou 3 medalhas de ouros: Jogos Regionais do Guarujá, Festival Brasileiro de Taekwondo e Campeonato Brasileiro de Taekwondo realizado em João Pessoa na Paraíba.

Futsal Masculino
A equipe masculina de futsal enfrentou na noite de segunda-feira (08) o time de Sertãozinho que venceu os taboanenses por 4 a 3. Na terça-feira (09) a equipe enfrenta Bertioga e na quarta-feira (10) encara a forte equipe de Jaboticabal em busca da classificação para a próxima fase.

Voleibol Feminino
A equipe taboanense que na semana passada conquistou o inédito título de campeã Paulista teve uma dura estreia contra a equipe de Bauru, na terça-feira (09). As adversárias venceram Taboão da Serra por 2 sets a 0. O próximo desafio será contra São Sebastião, na quarta-feira (10), às 8h.

Texto: Renata Gomes / Foto: Ricardo Vaz

Comentários