Alunos da escola Maria José Antunes Ferraz participam de sessão da Câmara Municipal de Taboão

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 20/03/2017

Na última terça-feira, dia 14, cerca de 50 alunos da Escola Estadual Maria José Antunes Ferraz participaram da sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra. A iniciativa das professoras Eunice, de história, e Cida, de língua portuguesa, tem como objetivo mostrar a separação dos Três Poderes e inserir os estudantes nas discussões municipais.

Esse é o terceiro ano consecutivo que as professoras levam os alunos para acompanhar as sessões. “A nossa apostila de história fala sobre o iluminismo e as ideias de [Jean-Jacques] Rousseau, Voltaire, Montesquieu, que é o fundador dos Três Poderes. Então nossa intenção é mostrar aqui, in loco, na sede da Câmara Municipal, como funciona o Poder Legislativo. E os alunos vêm aqui vivenciar, depois eles fazem um relatório e participam de debates”, disse a professora Eunice Pereira dos Santos.

Ainda de acordo com a professora a experiência é marcante. “Os alunos gostam muito, eu dou aula até o terceiro ano do ensino médio e esses alunos (as visitas são feitas com estudantes da oitava série) se lembram e comentam até o último ano deles na escola. Eles se lembram da pauta, do que foi discutido, e eles começam a questionar, isso também é uma lição de cidadania”.

A vereadora Joice Silva, presidente da Câmara Municipal, aprova a iniciativa e diz que gostaria de ampliar a visita para outras escolas. “Acho muito importante que nossos jovens e adolescentes tenham essa experiência, aqui é a Casa do Povo. Queremos incentivar a cidadania e a participação popular nas discussões e decisões do nosso município”.

Para a aluna Ketylin Eduarda de Barros, 13 anos, moradora do Jd. das Oliveiras, essa primeira experiência no parlamento foi divertida. “Sempre passo aqui na frente quando vou ao Shopping e ficava pensando o que era esse prédio grande e se a gente podia entrar. Mas eu achei muito legal e interessante, quero vir aqui mais vezes. As pessoas são desinformadas do que acontece aqui, muita gente não participa”, afirmou.

 

Comentários