Ney Santos garante ser inocente de acusações e promete melhor governo que Embu já viu

Por Sandra Pereira | 10/02/2017

Prometendo fazer o “melhor governo que Embu já viu” o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, recebeu a imprensa em seu gabinete nesta sexta-feira, 10, durante entrevista coletiva onde falou sobre a dívida de quase 240 milhões, reafirmou a saúde como prioridade de sua administração, garantiu que vai reduzir para 300 o número de livre nomeados na prefeitura, fez balanço da sua situação jurídica e revelou que fará auditoria de contratos e pagamentos. Sobre o aumento da passagem o prefeito declarou que está se inteirando da situação. Ele revelou aos jornalistas que se não tivesse conseguido habeas corpus teria se entregue nesta sexta-feira, 10, para tomar posse no cargo, “mesmo sendo inocente e tendo que ser preso”, para não perder o prazo de tomar posse no cargo.

“O aumento  aconteceu por causa de um projeto da gestão passada. Nós vamos rever esse estudo feito. Se tiver dentro da lei não vejo porque revogar o aumento que com certeza o prefeito interino assinou”, disse.

Atualmente a prefeitura de Embu vive situação atípica, sem poder contratar livre nomeados por conta de um TAC assinado com o Ministério Público. O termo manda a prefeitura demitir todos os livre nomeados e depois disso redefinir a quantidade de cargos por meio de projeto de lei encaminhado à Câmara. “Vamos contratar o mínimo possível. Não vai passar de 300 cargos. Antes tinha 600 a 800 nós teremos somente 300”, declarou.

Ney Santos avaliou que o seu pedido de prisão é fruto de perseguição política. Garantiu não ter elo com facção criminosa e nem tráfico drogas e observou que aqueles que o conhecem sabem da sua índole. 

“Sou inocente. Quem me conhece sabe disso. Nunca tive dúvida que a Justiça ia ser feita. Eu não tenho envolvimento com tráfico em facção. Em 2010 fizeram a mesma coisa e eles tiveram 7 anos para provar alguma coisa e não o fizeram... Tudo que o Ministério Público induziu a imprensa a falar não consta na denúncia. Esse processo foi reaberto por causa de uma denúncia anônima feita em Itapecerica. Falar é fácil eu quero ver provar. Por isso estou seguro da manutenção da liminar”, observou.

O prefeito falou com pesar do fato da sua família ter sido relacionada na denuncia. Alegou que ainda que os fatos fossem verdadeiros sua esposa e irmã nada teriam haver com isso. Ele ainda lamentou o fato da mulher do seu contador ter sofrido um AVC pouco tempo depois do marido ter sido preso durante a primeira fase da operação Xibalba.

“Quem não deve não teme. Sempre falei que essas acusações eram mentira. Com trabalho e responsabilidade vamos mostrar para quem eu devo satisfação, que é a população, que tudo isso não passava de falácia. Só tenho a dizer que quem tentou nos tirar ficou 16 anos no poder e não queria que a gente assumisse com medo de ser descoberto o que foi deixado para trás”, declarou, afirmando que não fará perseguição aos funcionários e nem caça às bruxas.

O prefeito relatou que por ter nascido e ter sido criado no Embu a população o absolveu. “A população já me absolveu três vezes. Eles me conhecem desde pequeno. Sabem que não sou traficante e nem tenho ligação com facção criminosa. Quero até aproveitar a imprensa aqui para agradecer o carinho e as orações recebidas”, contou.

Sem dar detalhes o prefeito Ney Santos disse que vai preparar um presente surpresa para os moradores do município a fim de marcar os 58 anos de emancipação política administrativa.

O prefeito acusou Chico Brito de má fé por não ter organizado o envio do IPTU como normalmente ocorria. Citou que o Tribunal de Contas fez apontamentos quanto aos pagamentos feito pela prefeitura à empresa que administra as unidades. O prefeito falou que irá rescindir o contrato com a OS da saúde.

Repetindo a fala dos dois interinos que o antecederam no cargo, Hugo Prado e o vice Dr. Piter salientou que os seus secretários municipais serão avaliados de acordo com os objetivos propostos para cada pasta. “Não fiz acordo político para dar secretaria a nenhum partido. Nossos secretários vão ter que mostrar trabalho e eficiência. Todos vão ser avaliados e quem não atingir as metas vai deixar o cargo. Tem secretários da gente que foram do PT e ficaram porque são competentes”, falou.

Sobre o fato de ser fiscalizado tanto pela imprensa quanto pelas instituições o prefeito disse não se intimidar. Falou que vai trabalhar para que no final do mandato as pessoas da cidade digam: “valeu à pena”. “Tudo que prometi a população nós vamos trabalhar muito para cumprir e honrar com a população”, prometeu.

Na reta final da coletiva o prefeito demonstrou alívio pelo fato do seu processo ficar agora sob a competência do Tribunal de Justiça já que o “juiz de Embu está contaminado”. Ney Santos disse que o juiz do município não poderia julgá-lo já que a esposa dele advoga para o seu principal adversário, o ex-prefeito e deputado Geraldo Cruz, a quem ele derrotou na eleição de outubro.

“Juiz tem que entender que por trás de uma decisão dessas tem gente, tem sonhos, tem família. Tudo isso que fizeram com a gente vai acabar em nada e nós vamos mostrar isso no processo”, observou.

 O prefeito contou que sua festa de posse vai ser neste domingo, 12, na sede da  prefeitura. "Vai ser o meu dia 1º já que na posse do 1º eu não pude ir", brincou fazendo referência ao fato de estar foragido.

Comentários