Ney Santos não aparece, vereadores faltam e posse é remarcada

Por Outro autor | 25/01/2017

O prefeito eleito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB), não compareceu à cerimônia de posse marcada para a manhã desta quarta-feira (25). Apesar de a Justiça ter liberado a diplomação dele na última semana, o prefeito eleito corria o risco de ser preso se aparecesse. A posse não aconteceu por falta de quórum. Apenas 2 dos 17 vereadores do município foram à Câmara.

O vice-prefeito eleito Dr. Piter Calderoni (PMDB) esteve na Câmara, mas não tomou posse e a solenidade foi remarcada para o dia 27.

Ninguém sabia explicar ao certo o objetivo da ausência dos vereadores. Há os que defendem se tratar de uma manobra para ganhar tempo. Ney Santos aguarda o julgamento de habeas corpus para se apresentar e assumir a prefeitura.

Ney Santos está foragido desde o dia 9 de dezembro por suspeita de associação com o crime organizado e tráfico de drogas. O prefeito eleito chegou a ter a candidatura barrada por causa da lei da Ficha Limpa, mas entrou com recurso e se elegeu com 79% dos votos.

No dia 15 de dezembro, a Justiça suspendeu a diplomação do prefeito e do vice a pedido do Ministério Público, decisão que foi revertida por um ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na quarta-feira (18), o vice-prefeito, Peter Calderoni (PMDB), foi diplomado no Fórum da cidade e o prefeito eleito, diplomado por procuração.

Por enquanto, é o presidente da câmara, Hugo Prado, continua tocando a Prefeitura da cidade.

Caso Santos não tome posse isso poderá ocorrer na sessão ordinária do dia 1º de fevereiro. Se a situação não for solucionada, a Câmara poderá declarar a vacância do cargo. 

Com informações do G1

Comentários