Taboão discute Assistência Farmacêutica em encontro regional

Por Sandra Pereira | 21/10/2010

A assistência Farmacêutica na Rede Pública e Privada foi o tema central do 1º Encontro Regional de Farmacêuticos realizado na Câmara Municipal de Taboão da Serra nesta quinta-feira (21).  A iniciativa do vereador Cido, presidente da Comissão de Saúde da Câmara teve a finalidade de discutir a assistência farmacêutica na cidade, traçando um quadro atual, passando pelos desafios e as perspectivas do setor.

O secretário Municipal de Saúde de Taboão, Alberto Tarifa, participou da discussão. Além de vários diretores de Unidades de Saúde da cidade, farmacêuticos e representantes do Conselho Regional de Farmácia.

“Essa é a primeira vez que eu vejo um secretário Municipal participar de uma reunião como essas. Por isso o vereador Cido está de parabéns”, afirmou Israel Mukakami do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF/SP).

Segundo ele discutir assistência Farmacêutica não é simples. Tirando a folha de pagamento, o custo de medicamentos representa o segundo maior investimento do poder público.
Durante o evento foi discutida a importância da qualificação permanente dos profissionais de farmácia.

Outro integrante do CRF criticou a má formação dos profissionais de área. Ele chegou a defender o fechamento de algumas faculdades de farmácia.
“Não é atribuição do Conselho promover cursos de qualificação. Mas entendemos que sem qualidade toda a categoria é prejudica, por isso estamos oferecendo cursos gratuitos em áreas consideradas fundamentais”, disparou Pedro Eduardo Menegasso, também integrante do CRF/AP.

O vereador Cido, organizador do evento mostrou sua satisfação com o evento e o público presente. Ele salientou a importância dos profissionais de Farmácia para o bom desenvolvimento da assistência à saúde.

Comentários