Vacina contra Febre Amarela é importante para quem viaja para áreas de risco

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 20/01/2017

O morador de Taboão da Serra que pretende viajar nos próximos dias deve estar atento se há recomendação de vacinação contra febre amarela para o local aonde irá. Se a resposta for afirmativa, a pessoa deve entrar em contato com a UBS Dra. Maria José de Albuquerque (antiga UBS Dr. Akira Tada) para agendar a vacinação.

“Neste momento, a imunização contra febre amarela só é necessária para quem realmente irá viajar ou vive nestas áreas onde há a recomendação para vacina”, é o que explica a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner. “Para que a imunização contra febre amarela seja eficaz, a vacina deve ser aplicada, no mínimo,10 dias antes da viagem”, completa.

O Ministério da Saúde recomenda vacinação contra febre amarela para maiores de nove meses de idade que vivem ou que irão se deslocar para áreas onde há risco de contágio. 

Além disto, vale ressaltar que a vacina não é indicada para todos. “A vacina contra febre amarela é contraindicada para gestantes, pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de seis meses, mulheres que ainda amamentam, portadores do vírus HIV e pessoas em tratamentos como quimioterapia, radioterapia ou que utilizam corticoides em doses elevadas”, esclarece Dra. Raquel. “Pessoas neste grupo de contraindicação que, por algum motivo, não tenham como adiar a viagem para estes locais deverão consultar um médico para que sejam analisados os riscos, caso a caso”, orienta a secretária.

Febre Amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa que causa dor de cabeça, dor abdominal, náusea e febre alta. Em um segundo estagio a doença causa icterícia (amarelão), hemorragia e pode levar a óbito. A transmissão da febre amarela silvestre é feita pelos mosquitos Haemagoguse Sabethes, que picam macacos que já estão com a doença e passam a transmitir para seres humanos. Quem viajou para algumas das cidades onde houve registro da doença e apresentar algumas destes sintomas deve procurar o Pronto Socorro mais próximo. Lá deverá informar qual cidade ou região visitou e em qual período.

Cidades 
Na quarta-feira, 18 de janeiro, o Ministério da Saúde divulgou uma nota informando quais os municípios onde há recomendação para vacinar toda a população. A aplicação deverá ser feita em cidades de toda a Região Norte e Centro-Oeste do país, além de todo o estado do Maranhão, de Minas Gerais, cidades do Rio de Janeiro e do Espirito Santo que fazem divida com o estado mineiro, além do leste da Bahia, parte do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. 

Em São Paulo, a recomendação da vacina é apenas para municípios de áreas ribeirinhas e de mata dos municípios das regiões de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva, São João da Boa Vista e parte da região de Sorocaba.

Para mais informações clique aqui.  

Serviço:
Secretaria Municipal de Saúde
Praça Miguel Ortega, 115, Parque Assunção
Telefone: (11) 4788-5600
UBS Dra. Maria José de Albuquerque (antiga UBS Dr. Akira Tada)
Rua José Mari, 13, Parque Assunção.
Telefone: (11) 4135-1832 / (11) 4135-1019

Comentários