Tribunal do Estado comprova melhoria na qualidade da educação em Taboão da Serra

Por Outro autor | 15/12/2016

Taboão da Serra vem se destacando a cada ano na educação, com melhorias sucessivas no desempenho dos alunos da rede pública. Depois de superar a meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do MEC (6,4 em 2015), a comprovação vem agora do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), que deu nota B+ (muito efetiva) para a educação do município, por meio do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Tal indicador, que acabou de ser divulgado pelo TCESP, avalia a eficiência das políticas e atividades públicas desenvolvidas por gestores nas 644 prefeituras paulistas.

“Estamos atingido todas as metas traçadas ao longo dos últimos anos. Proporcionar aos nossos alunos uma educação pública de qualidade nos orgulha bastante. A evolução pedagógica e social deles é notória e só é possível graças ao trabalho diferenciado que estamos realizando, com programas educacionais inovadores, que cada vez mais contribuem para uma formação plena”, comenta João Medeiros de Sá Filho, Secretário de Educação de Taboão da Serra.

A trajetória de sucesso na educação em Taboão da Serra é fruto também da parceria da Secretaria de Educação com a empresa Planneta. Graças a esse trabalho, há um novo olhar no modo de ensinar, com a inclusão de atividades lúdicas, criativas e múltiplos recursos tecnológicos, que vêm estimulando o aprendizado. Além do aprendizado das disciplinas, as crianças conseguem agora desenvolver com mais facilidade habilidades cognitivas e socioemocionais.

Para essa evolução, gestores e professores da rede municipal estão permanentemente envolvidos em cinco programas diferenciados: Informática Educacional, Espaços Linguísticos, Matemática, Espaços Cooperativos e Gestão Fácil atrelados a formação continuada.

A "Informática Educacional" leva conhecimento e tecnologia ao ambiente escolar; os “Espaços Linguísticos” auxiliam os educadores de Inglês a potencializarem o ensino da língua por meio de softwares e equipamentos; já a “Matemática” auxilia os educadores com metodologias lúdicas e motivacionais; os “Espaços Cooperativos” apresentam temas personalizados para a teoria e prática dos educadores do município e o "Gestão Fácil" dinamiza o serviço na Secretaria e nas diretorias das escolas, aumentando a eficácia na administração escolar. Tudo isso tem feito a diferença, para melhor.

Para consultar a nota concedida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) a outros municípios, basta acessar: http://iegm.tce.sp.gov.br/

Comentários