Semana da Consciência Negra é encerrada em grande estilo com entrega da medalha Zumbi dos Palmares

Por Outro autor | 25/11/2016

A Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra (CEPIR) realizou uma grande festa no dia da Consciência Negra, 20 de novembro. O evento, que aconteceu no CEMUR, encerrou em grande estilo a semana marcada por diversas atividades sobre esse importante tema.

O destaque do último dia da Semana da Consciência Negra foi a entrega da medalha Zumbi dos Palmares. “Esse prêmio é uma homenagem aos cidadãos que contribuem para a promoção da igualdade racial, no combate ao racismo e à intolerância religiosa e de qualquer forma de preconceito, além de serem importantes na implantação de ações afirmativas na cidade”, explicou o coordenador da Igualdade Racial de Taboão, Antônio Carlos Sousa Santos.

Ao todo, foram 28 homenageados, que não esconderam a alegria com a premiação. “É com uma grande satisfação que recebo a medalha, pois isso representa a nossa força e a liberdade de expressão, que nos permite desenvolver um trabalho cultural e social no município, reconhecido por essa homenagem”, destacou o professor da Escola de Bailado de Taboão da Serra, Augusto Carlos, um dos profissionais contemplados com o importante prêmio.  

A Semana da Consciência Negra, que acontece todos os anos no município, visa discutir ações para garantir a igualdade de direitos. Na atual edição, realizada entre os dias 15 e 20 de novembro, apresentações musicais, palestras e rodas de conversa atraíram a atenção do público para importantes questões, como a diversidade étnica e cultural presente no Brasil e políticas públicas para prevenir o contágio pelo vírus HIV, transmissor da AIDS. 

Estiveram presentes no encerramento da Semana da Consciência Negra o vice-prefeito Laércio Lopes e o secretário de Cultura Israel Luciano.

Premiados com a medalha Zumbi dos Palmares

Adriane Elias
Anita
Augusto Carlos, professor da Escola de Bailado de Taboão da Serra
Bárbara Cruz
Betona Santos 
Cacique Ubirajara (Pataxó)
Cida Agnes
Cláudio Luiz Conceição 
Diego Ramos
Dona Inês
Dona Joana (homenagem póstuma)
Dona Neuza Maria Teodoro, servidora da Câmara Municipal
Edinalva Fátima Lúcio 
Gilmar Dimas do Carmo 
Índio Coroa Vermelha (Wiryçar Kariri Xocó)
Jefferson Luiz Pereira
João Borba, integrante da escola de samba Pérola Negra (homenagem póstuma)
João Vieira, guarda civil municipal
Jorge Luis Nascimento (assessor da vereadora Joice Silva) 
Jorgito
José Antonio Coelho Melo
Lucimar
Paulo Braz
Regina Azzulini
Rubiane, servidora da Câmara Municipal
Silvio Modesto
Vera Prado, conselheira tutelar
Vitor Trindade

Comentários