Homens devem se inspirar na campanha Novembro Azul e realizar exames

Por Anderson Dias | 15/11/2016

Depois da campanha Outubro Rosa, o mês traz o Novembro Azul, que alerta os homens para o câncer de próstata e incentiva com ações, a realização dos exames além disso, promove a conscientização da prevenção e diagnostico para esse tipo de câncer. Muitos homens têm receio da realização do exame e adiam a ida ao médico mas é interessante frisar a importância desse cuidado.  

O Novembro Azul é um que movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Ações nas Unidades Básicas de Saúde devem acontecer durante este mês visando a prevenção e luta contra o câncer de próstata.  

Muitos homens não sabem, mas, o câncer de próstata, no começo, não causa sintomas - é uma doença de evolução lenta, que demora anos para desencadear, segundo Caponero. Quando os sintomas começam a se apresentar, geralmente já está em um estágio bastante avançado, diminuindo drasticamente as chances de cura. “Temos a chance de achar ele muito tempo antes, se tiver feito os exames de prevenção”, finaliza o médico.   

A realização dos exames deve ser anuais de toque e PSA a partir dos 45 anos para homens que possuam histórico familiar da doença, e dos 50 para os demais casos, é muito importante. 

Comentários