Detran informatiza agendamento de exames psicológicos em Embu das Artes

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 18/10/2016

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo deu início no dia 10 de outubro, em Embu das Artes e mais seis cidades, ao “projeto-piloto de sistema informatizado para divisão equitativa de exames psicológicos”, que distribuirá o agendamento das avaliações psicológicas aos profissionais credenciados de forma igualitária, imparcial e transparente.

O exame faz parte do processo para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que permite ao motorista a condução de veículos.

O objetivo é aprimorar a distribuição dos exames aleatoriamente e com segurança aos credenciados nos municípios. Hoje o processo é feito manualmente e a medida é complementar à “informatização da divisão equitativa dos exames médicos”, que começou em setembro do ano passado e já está em curso em 302 cidades.

A divisão equitativa dos exames de aptidão física e mental e das avaliações psicológicas é uma obrigação legal e segue recomendações do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Psicologia. O sistema foi desenvolvido pelo Detran em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

As outras cidades juntas com Embu das Artes, cujas unidades de trânsito também começaram a operar o projeto são Barueri, Biritiba Mirim, Cajamar, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santana de Parnaíba, que contam, ao todo, com 38 psicólogos credenciados. Gradativamente o sistema será implantado nos demais municípios paulistas.

Como é?

O agendamento com o psicólogo é feito pelo sistema no momento em que o cidadão dá entrada no processo para obtenção da 1ª habilitação, renovação da CNH (no caso de motoristas que exercem atividade remunerada ou que tiverem recomendação médica para passarem por exame psicológico), reabilitação e adição ou mudança de categoria.

Durante o atendimento, o usuário informará a data e o horário de preferência para a realização da avaliação psicológica e sairá da unidade de trânsito com um protocolo no qual constarão o nome do profissional que obrigatoriamente deverá fazer o exame, o endereço e os contatos da clínica, a data e o horário agendados.
Detran Embu das Artes
Rua 1º de Maio, 106, Quinhaú
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Portal – www.detran.sp.gov.br
Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322-3333. Demais localidades: 0300-101-3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Comentários