Vereadores de Embu aprovam projetos para a preservação do meio ambiente

Por | 13/10/2010

Preocupados com o meio ambiente, os vereadores de Embu das Artes aprovaram quatro projetos de lei em regime de urgência encaminhado pelo prefeito Chico Brito na sessão desta quarta-feira, 13. Os projetos têm como objetivo principal proteger e preservar o meio ambiente e as riquezas naturais que ele produz.

Com intuito de realizar mais eventos ambientais na cidade, o projeto de lei no 58/2010 visa incluir todas as atividades relacionadas ao meio ambiente no calendário oficial do município. Para o presidente da Câmara, Silvino Bonfim (PT), a ideia é importante para que haja conscientização da população em relação à natureza. “Eventos como dia da reciclagem serão incluído no calendário da cidade e ajudará para a preservação da natureza, educando e ensinando como deve ser tratado o meio ambiente”, disse.

O Projeto de Lei no 59/2010 que visa criar através de política municipal a proteção dos mananciais da água destinada ao abastecimento público também foi comentada pelo petista. “Através desta iniciativa podemos buscar por meio de lei federal recursos para proteger de forma adequada o meio ambiente, afinal 30% da água da represa do Guarapiranga vem do rio Embu Mirim”, comentou.

Com a implantação do projeto de lei no 60/2010 todos os veículos de propriedade da Prefeitura Municipal (caminhões, ônibus, vans) serão fiscalizados e monitorados para não emitir mais fumaça preta, desta maneira não poluirão o ar.

Segundo o vereador Luiz do Depósito os caminhões são os que emitem mais fumaça preta. “O prefeito e a fiscalização vão precisar realizar a limpeza de toda a frota de caminhões porque eles soltam muita fumaça, mas está certo fiscalizar”, ressaltou.

Já para o vereador Júlio Campanha todos os veículos sendo ou não da prefeitura precisam passar pela fiscalização.

O último projeto de lei no 61/2010 exige que todos os produtos de madeira que são fabricados na cidade precisam ter um Certificado de Origem da madeira utilizada pela construção civil.

No final da sessão, satisfeito com a aprovação de todos os projetos, o secretário de Meio Ambiente, João Ramos que acompanhou as votações com muita atenção, agradeceu aos vereadores por eles terem entendido a importância dos projetos.

“Os vereadores vem acompanhando muitas ações que a secretaria e a prefeitura realizam para a preservação do meio ambiente e estou muito feliz por todos os projetos terem sido aprovados. Esses projetos vêm de encontro com as diretrizes que o município já realiza, mas a legislação tem poder em dar resposta as nossas lutas”, salientou.

De acordo com o Secretário, o Executivo e o Legislativo dão a oportunidade de aprovação dos projetos em regime de urgência garantindo desta maneira que todos eles sejam realizados na prática. “Sem dúvida estes projetos serão um ganho para a cidade como um todo”, concluiu.

 

Comentários