Taboão da Serra realiza ações relacionadas ao Setembro Amarelo

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 29/09/2016

Taboão da Serra participa pela primeira vez da Campanha Setembro Amarelo. A ação tem como intuito prevenir o suicídio, ato de tirar a própria vida, geralmente motivado por uma experiência traumática.   

Diversos profissionais da Secretaria de Saúde estiveram reunidos na TaboãoPrev, no Parque Pinheiros, para debater sobre o tema.  

Eles assistiram a uma palestra ministrada pela voluntária do Centro de Valorização da Vida, Elaine Macedo. “O Setembro Amarelo é um movimento que procura chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do suicídio, que é uma questão de saúde pública e, por isso, merece um olhar mais sensível”, explicou a palestrante.   

O Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1962, na cidade de São Paulo. A organização atua em 18 estados e no Distrito Federal e conta com aproximadamente 2000 voluntários, que prestam apoio emocional às pessoas que têm a intenção de cometer suicídio.  

Em Taboão, o Setembro Amarelo tem sido colocado em prática também nas Unidades Básicas de Saúde. “Os profissionais do Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura de Paz promoveram debates com os pacientes que frequentam as UBSs e distribuíram material informativo sobre a campanha, a fim de convidar o maior número possível de pessoas a fazer parte das ações”, comentou a coordenadora de Saúde Mental de Taboão, Ana Funari. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos no planeta. A meta da entidade internacional é reduzir o número de suicídios em 10% até 2020, por meio de programas desenvolvidos em conjunto com o governo de diversos países.   

Foto 01: Pela primeira vez Taboão da Serra participou da Campanha Setembro Amarelo contra o suicídio 





Comentários