Multivacinação em Embu das Artes vai de 19 a 30 de setembro

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 2/09/2016

De 19 a 30 de setembro acontece a Campanha Nacional de Multivacinação, que visa atualizar as carteiras de vacinas em atraso de crianças menores de 6 anos. A campanha introduzirá também a vacina contra a pólio com nova formulação para crianças de 15 meses a 6 anos, desde que estejam em atraso no primeiro ou segundo reforço. Os casos de reação da nova vacina são muito raros. 

Em Embu das Artes, a campanha acontece em todas as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade durante o horário de funcionamento da unidade, e terá no dia 24/9, sábado, o seu Dia D, com atendimento das 8 às 17h apenas para atualização das carteiras de vacinação. 

Na Multivacinação são oferecidas todas as vacinas do calendário básico: BCG (Tuberculose), Hepatite B, Pentavalente (Hepatite B, Pneumonia, Difteria, Coqueluche e Tétano), VIP (Vacina Inativada Poliomielite) VOP (Vacina oral poliomielite atenuada), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (Pneumonia e meningite por pneumococos), DTP (Tríplice Bacteriana), SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), varicela , Hepatites A e B. 

As meninas de 9 a 13 anos também poderão tomar a vacina contra o HPV (papiloma vírus), que previne o câncer no colo uterino e verrugas genitais. Para elas também será oferecida a vacina Duplo Adulto, contra Difteria e Tétano, a de Hepatite B e a SCR. Garotas de 14 e 15 anos poderão tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. 

Além dos dias da campanha, as UBSs  estarão oferecendo a vacina contra o HPV durante todo o mês de setembro nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. As UBS agendarão diretamente com os diretores das escolas o melhor dia para vacinação. 

É importante que os pais levem os seus filhos mesmo com a carteira vacinal em dia para apresentar para os profissionais de saúde e ter a certeza de que as vacinas estão corretas. A expectativa é vacinar 80% das crianças, cerca de 14.400, e jovens, aproximadamente 6 mil meninas dentro da faixa etária para a vacina do HPV. 

Informações na Vigilância em Saúde do município: 4785-3540 ou 4785-3541

Comentários