Novo comando da GCM de Embu das Artes é anunciado

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 3/08/2016

O prefeito Chico Brito anunciou nesta quarta-feira (3/8), em seu Gabinete, o novo Comando da Guarda Civil Municipal (GCM), que agora conta com o comandante Rildo José Martins, o subcomandante Cesar Oliveira das Virgens e os inspetores Itamar de Souza Lourenço e Estela Cristina dos Santos. A transmissão dos cargos acontece dia 11 de agosto, às 9h, no auditório do Centro Cultural Valdelice Prass, na rua Aymara, s/n, no Parque Pirajuçara. Na ocasião, o prefeito anunciou e apresentou aos vereadores o novo comando da Guarda Civil Municipal (GCM), que agora conta com o comandante Rildo José Martins, o subcomandante Cesar Oliveira das Virgens e os inspetores Itamar de Souza Lourenço e Estela Cristina dos Santos. A transmissão dos cargos acontece dia 11/8 no auditório do Centro Cultural Valdelice Prass.

A medida está em conformidade com a Lei nº 13.022, de 2014, que determina que os cargos em comissão das guardas municipais deverão ser providos por membros efetivos do quadro de carreira do órgão ou entidade, incluindo aí os quadros de chefia. Após a avaliação criteriosa, os quatro oficiais foram escolhidos por suas condutas exemplares, bem como o apoio e respeito de toda a corporação.

“Tínhamos a missão de escolher alguém que mantivesse o mesmo perfil que a GCM tem hoje, que é de uma guarda comunitária, que está ao lado da população. Graças a esse perfil, nunca houve uma baixa, pois nossas ações são baseadas em estratégias. Vamos continuar com essa filosofia”, disse o prefeito, que ressaltou a figura feminina no comando da Guarda como figura fundamental na valorização da mulher.

O comandante Dirceu, que já tem 41 anos de experiência em segurança pública, sendo 13 à frente da GCM, deixa a entidade com a sensação de dever cumprido: “Passo com orgulho essa missão. Essa é uma grande etapa que encerro em minha vida. Que esse trabalho continue assim, com um pessoal gentil e disposto, pois ninguém merece guarda truculento e mal educado”, afirmou o comandante. Os inspetores Vieira e Coca também se desligam da corporação.

O próximo comandante da GCM, Rildo, disse que há dois grandes desafios para assumir: “O primeiro é executar um bom trabalho, e o segundo substituir o comandante Dirceu, que sempre foi um exemplo para todos nós. Agradeço a confiança depositada em mim para assumir esse cargo”.

A GCM de Embu das Artes, coordenada pela Secretaria Municipal de Governo, desempenha o papel de guarda comunitária e cidadã, apoiando o munícipe e realizando uma parceria ativa com as Polícias Civil e Militar.

Atualmente a GCM conta com duas bases móveis, 10 veículos, duas motos, 12 medidores de som (decibelímetro), 68 câmeras de segurança espalhadas pelo Centro e pelo Jd. Pirajuçara. Além disso, há bases comunitárias nos bairros Jd. Vista Alegre, Pirajuçara, Santa Emília, Jd. do Colégio, Itatuba (Ambiental), sede na av. Elias Yazbek e a corregedoria. Atualmente o efetivo é de 138 homens e 18 mulheres.

Compareceram os secretários Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa), Paulo Giannini (Governo), e o chefe de Gabinete, Francisco Iderval Teixeira Júnior.

Transmissão de cargos da Guarda Civil Municipal
Dia 11/8, às 9h
Auditório do Centro Cultural Valdelice Prass, rua Aymara, s/n, no Parque Pirajuçara.

Comentários