Artigo: Aos homens que fingiram ser mulher para me atacar em post da minha filha

Por Sandra Pereira | 19/06/2016

Não conheço uma única pessoa de bem que aceite agressão gratuita contra mulher ou criança. Não conheço uma única pessoa de bem capaz de assistir impassível ataques contra uma menina, ainda em formação, que sai em defesa da própria mãe. Mas, infelizmente, foi assim que os chamados “meninos do marketing” do pré-candidato a prefeito de Embu das Artes,  Ney Santos, agiram acobertados pelo silêncio e a cumplicidade de toda a equipe de campanha do candidato. Neste sábado, 18, minha filha de apenas 16 anos, fez um post na sua página no Facebook e me marcou. Minha filha abriu o peito e alma naquele post, quem o leu sentiu isso. Quem leu viu a inocência debulhada em forma de palavras que se tornaram ainda mais fortes após o ataque feito pelo perfil fake Lilian Queiroz, usado pelos “meninos do marketing” do candidato.

Eu estava no mercado quando li o post da minha filha. Minha primeira reação foi de tristeza. Minha menina cresceu tão rápido e eu não estava lá em tantos momentos. Meu peito apertou com o jeito que ela achou para me dizer que eu sempre trabalhei demais e me cobrar mais atenção. Depois senti orgulho por vê-la ainda tão jovem se posicionando com firmeza e colocando com tanta clareza os próprios sentimentos.

Ela foi capaz de explicar por que a gente nunca comemora meu aniversário. Foi capaz de sentir e retratar a dor e indignação da avó, como aconteceram. Só não entendo como pessoas que eu conheço e me conhecem. Homens com filhas puderam assistir ataque tão absurdo, impassíveis. Como nenhum deles disse: vocês passaram do limite, a menina é só uma criança? Como não houve entre tantos pastores, padres, empresários, secretários, homens esclarecidos que apóiam Ney Santos uma única voz que dissesse: vocês passaram dos limites?

Como uma coordenação de campanha majoritária pode permitir um ataque tão desproporcional, tão agressivo, tão mesquinho, contra uma mulher, uma mãe, mas especialmente contra  uma criança, uma adolescente ainda em formação,  que fez um desabafo próprio de adolescente e filha? Um post misto de cobrança e indignação. Como advogados, empresários e profissionais sérios que fazem parte dessa campanha permitiram que os "meninos do marketing" baixassem a tal ponto a disputa eleitoral? Eu queria ter essas respostas. Queria ser capaz de olhar para essas pessoas de novo e manter por elas o mesmo respeito que tinha antes. Porque ainda que eu fosse filiada ao PT, o que não sou, nem nunca fui, ainda que eu fosse funcionária do Geraldo Cruz, o que não sou mais, a minha filha continuaria sendo uma criança. 

Ainda que eu fosse a mais petista entre os petistas, a minha filha ainda seria uma criança, e o desabafo, onde ela principalmente me cobrou mais atenção e mais presença, não precisava ser manchado por um ataque tão baixo e agressivo como o do fake Lilian Queiroz. 

Não basta só dizer que é do bem. Tem que mostrar que é do bem. Tem que agir como manda o bem. Não vi o candidato Ney Santos lamentar o ataque dos seus "meninos do marketing" no post da minha filha. Eu posso lidar com os ataques e estou preparada. Mas, a minha filha não. Ela nem tem noção do que foi vítima. E, se houvesse em Embu das Artes, em qualquer instância, quem zelasse pela proteção à infância teria se pronunciado. Ney Santos não é essa pessoa. Ele poderia continuar a me atacar para exigir a retirada da matéria sobre o fechamento da maternidade, como tem feito, mas nunca poderia permitir agressão num post feito por uma criança. 

Ney Santos tem 4 filhos. A mais nova vai fazer apenas dois meses, recebeu da mãe o nome de Maria Isis. É uma menina linda, a quem eu já respeito. Aliás acho absurdo uma filha bebê ser afastada do pai porque ele quer ganhar uma eleição a todo custo. Verdadeiramente, queria que a pequena Maria Isis crescesse num mundo onde a infância fosse respeitada em plenitude...  Um mundo onde homens adultos não precisassem usar um perfil fake no Facebook para atacar uma mãe, quando a sua filha fez um desabafo capaz de tocar o coração de qualquer pessoa que tenha um coração. 

Espero que a filha adolescente do Ney Santos nunca precise sentir o que sentiu a minha. Que ela nunca chore por saber que sua mãe está sendo vítima de calúnia e difamação. Acreditem, também é por vocês duas, que infelizmente terão que enfrentar homens truculentos, que não vou calar. Aos dois meninos filhos dele desejo que sejam homens de verdade, na essência completa da palavra, que respeitem e valorizem todas as mulheres, mesmo aquelas com as quais discordar.

 Insisto para finalizar. Qualquer homem ou mulher de bem. Qualquer homem ou mulher cristão. Qualquer  um que respeite as leis e zele pela proteção à infância teria dito: pare, ela é só uma criança.


Comentários