Curso de Cuidadores Informais conta com nova turma de 70 alunos em Taboão

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 10/06/2016

A sétima turma do Curso de Cuidadores Informais da Prefeitura de Taboão da Serra iniciou as atividades na última terça-feira, 07, com a primeira aula realizada na Escola de Gastronomia. 

Implantado em 2013, pelo prefeito Fernando Fernandes, o curso já formou mais de 700 pessoas com o objetivo de qualificar pessoas que cuidam ou que pretendem atender idosos acamados, ou crianças e adultos que precisem de algum cuidado singular. “Essa é uma oportunidade de fazer com que as pessoas além de se capacitar para cuidar das pessoas enfermas dentro de casa possam fazer disso um instrumento de trabalho como profissão para o seu dia a dia”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.

Essa nova turma de 2016, conta com 70 alunos que durante todo o programa passam por uma capacitação com um conteúdo programático de seis módulos, na Escola de Gastronomia, onde todos terão aulas de Nutrição, Psicologia, Senescência, Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Farmacologia, Manuseio, Curativo, Higiene, Reflexão através de uma sessão de cinema com o filme “Os Intocáveis”, orientação de Assistente Social, do SAMU e atividades de Educação Física. 

Alexandra Pires, de 40 anos, cuida da mãe e fala de como é importante o conhecimento oferecido pela capacitação. “Aprendemos como lidar em situações de dificuldade, como trocar de lugar a pessoa acamada ou em emergências. Todas as aulas estão me ajudando muito”, diz Alexandra.

Rosana Rosa, de 46 anos e que atua na área, comenta sobre o que a levou a adentrar no curso. “Esclarece muitas dúvidas, aspectos que não sabemos. É preciso ter um carinho especial para cuidar dessas pessoas”, ressalta Rosana. 

O curso é gratuito e ministrado por profissionais da Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Esporte. 

As aulas acontecem sempre às terças-feiras, das 13h às 17h. Interessados nas próximas turmas devem procurar a Secretaria de Saúde. 

Serviço


Secretaria de Saúde

Endereço: Praça Miguel Ortega, 115, Parque Assunção

Telefone: (11) 4788 5600

Comentários