Assistência Social de Taboão promove III Encontro sobre Erradicação do Trabalho Infantil

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 5/06/2016

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra, realizou na terça-feira, 31 de maio, o III Encontro da Campanha Permanente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O evento realizado na TaboãoPrev teve como tema o Combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes e debateu que “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

O encontro reuniu funcionários dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), do Conselho Tutelar, além de entidades conveniadas, como o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

À ocasião, os participantes acompanharam algumas palestras e puderam tirar dúvidas. Uma delas abordou os “Prejuízos no Desenvolvimento Emocional” e foi ministrada pela psicóloga e coordenadora do PETI Maíra Lacerda Sales da Rocha. Outra palestra tratou os Riscos à Saúde causados pelo trabalho infantil e foi conferida pela médica e coordenadora do Programa Saúde na Escola Dra. Cristina Garcia Martinez.

Uma das palestras foi ministrada pela psicóloga e coordenadora do Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura de Paz, Lara Caldas Medeiros de Sá Zandoná D’almeida. Ligado à Secretaria de Saúde, o Núcleo é responsável por receber e dar andamento às notificações de suspeita de maus tratos e violência recebidos das Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorros e hospitais.

À ocasião, a psicóloga apresentou as diversas formas de violência e ressaltou a importância de denunciar tais situações. “A mesma pessoa que é acolhida por vocês, na Assistência Social, é atendida por nós, na Saúde. Logo, é necessário trabalharmos em rede para ‘cercar’ estas crianças e adolescentes que são vítimas de violência e de exploração”, disse Lara Caldas Medeiros. “No Núcleo trabalhamos com a prevenção, por isto é essencial denunciar até mesmo casos de suspeitas para uma atuação efetiva e impedir que a determinadas situações chegue às ‘vias de fato’, completou.

Para a secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, o trabalho em rede é fundamental para um trabalho efetivo. “Estas palestras, reuniões, encontros e trabalho em rede são fundamentais para a erradicação do trabalho infantil. Esta comissão que se formou na cidade é importante, pois a Assistência Social não anda sozinha. Precisamos da Saúde, da Educação, e a colaboração destas Secretarias estão sendo fundamentais para que possamos ter êxito neste trabalho”, declarou. Ela ainda agradeceu o apoio da Diretoria Regional de Ensino, cuja dirigente Maria das Mercês Bighetti, “não tem medido esforços para auxiliar nos trabalhos”, afirmou.

Onde denunciar?

Secretaria de Assistência Social e Cidadania

PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Rua Luís Carlos Ventura, 79, Jardim Pirajuçara

Telefone: (11) 4138-8040

Conselho Tutelar

Avenida Dr. José Maciel, 273, Jardim Maria Rosa

Telefone: (11) 4701-1618/4787- 3451

Disque Direitos Humanos: 100

Polícia Militar: 190

Comentários