Três projetos de Taboão concorrem a prêmio da Caixa na área da habitação

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/09/2009

Três projetos de responsabilidade social implementados em Taboão da Serra estão concorrendo ao “Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local”. O programa tem por meta identificar, premiar e difundir as melhores experiências dos municípios brasileiros realizados em parceria com o banco. Taboão compete com o programa  de Regularização Fundiária e o Plano Diretor pela categoria Gestão Municipal e com o projeto de reurbanização do Vale das Flores, no CSU,  pela modalidade Habitação. 


De acordo com a secretária de Habitação, Ângela Amaral, os projetos de Taboão da Serra foram escolhidos por responderem plenamente aos critérios do banco.

“Para atender as solicitações da Caixa, as iniciativas tinham que ter participação popular, envolvimento de parceiros e replicabilidade, ou seja, condições de ser adaptado para qualquer município brasileiro”, explica.  Com isso, a Caixa pretende  estimular a adoção das iniciativas premiadas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos.

Analisando os projetos enviados pela Secretaria de Habitação e o parecer da Caixa Econômica, a iniciativa com mais chances de ganhar a premiação é o projeto de reurbanização do Vale das Flores que atende todas as expectativas do programa.

“144 famílias foram contempladas com um dos projetos mais bonitos de urbanização de Taboão. Tudo foi realizado com a participação da comunidade, desde a fase de planejamento até a  finalização do projeto. Valorizamos as áreas coletivas e reformamos as  unidades habitacionais mais precárias, contando sempre com a opnião e a colaboração dos moradores”, explica a secretária.

O projeto foi fruto de uma parceria entre a prefeitura, o Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal e Organização Não Governamental (ONG) Projeto Arrastão.

O resultado do prêmio será anunciado em outubro e as Melhores Práticas escolhidas serão amplamente divulgadas pelo Brasil e terão oportunidade de participar do Prêmio Internacional de Dubai, promovido pelo "Best Pratices and Local Leadership Programme", das Nações Unidas.

“Não sei ainda se vamos ganhar, mas só o fato de termos chegado até aqui, já é uma vitória para  todos nós”, conclui Angela.

Comentários