Embu recebe sede da Polícia Ambiental e Cetesb entregue pelo Governo do Estado de São Paulo

Por | 23/09/2010

Com o objetivo de agilizar o contato entre a Polícia Ambiental e Agência Ambiental (CETESB) em relação aos moradores que sofreram com o impacto das obras do Trecho Sul do Rodoanel, foi inaugurada nesta quinta-feira, 23, dois novos prédios que abrigaram os órgãos na cidade de Embu das Artes.

Situada na Avenida João Paulo I, a sede do Pelotão da Polícia Ambiental conta com uma área de 1.248m2 e a agência da CETESB uma área de 1.539m2. As obras que começaram em novembro de 2009 custou R$ 5,5 milhões e gerou 210 empregos diretos e indiretos.

Na cerimônia de inauguração, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, secretário do meio ambiente do estado de São Paulo afirmou que antes de toda a construção existiu uma preocupação muito grande com a área de manancial. “Este trecho do rodoanel é em área de manancial e foi por este motivo que recebemos todas as recomendações e licenciamento ambiental. A região recebeu um ganho extraordinário na área de manancial e sem dúvida as obras foram realizadas para garantir desenvolvimento, qualidade de vida e atender a população rapidamente”, explicou.

De acordo com o Secretário dos Transportes do Estado de São Paulo, Mauro Arce além dos novos prédios também foram entregues outros equipamentos. “Já foram entregues 31 veículos, oito motos, três embarcações e duas carretas de transporte de motos, totalizando 42 equipamentos para auxiliar no patrulhamento da Mata Atlântica. Além do plantio de mudas da espécie nativa que serão preservados, revitalizados ou recuperados mais de 5 mil hectares de área verde, para cada área suprimida foram plantadas 5 ”, finalizou.

Para João Ramos, secretário municipal do meio ambiente, está é a oportunidade de integrar operações, pois segundo ele, este era o grande reclame dos moradores que tinham dificuldade em conversar com os órgãos. “Agora a população tem tudo reunido e se existir boa vontade com certeza a região terá um ganho no meio ambiente e um impacto positivo”, disse confiante.

Após o descerramento das placas, secretários e integrantes da CETESB e Polícia Ambiental realizaram plantio de mudas das espécies nativas. As mudas são de 80 espécies entre elas estão: Pau-Brasil, Ipê Branco, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Pau-Ferro, Buruti, Quaresmeira, Manacá da Serra, Peroba Rosa e Pessegueiro Bravo. Até o momento foram plantados 867,83 hectares – 85,42% do total que é de 1.016.

Também prestigiaram a inauguração Coronel Milton Nimura (Secretário de Segurança do Estado de São Paulo) e Maurício Rocha (Coordenador da Defesa Civil de Itapecerica da Serra) e Sérgio Gazal (Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente) também de Itapecerica.

 

Comentários