Aumenta empreendedorismo em Embu das Artes

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 3/05/2016

O Prefeito da cidade de Embu das Artes, Chico Brito, fala sobre o aumento de empreendedorismo no município:  

Quero destacar neste artigo o Micro Empreendedor Individual (MEI), uma pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou piso da categoria.

Em 2009, nossa cidade tinha 105 microempreendedores. Saltamos para 8.306 até 31 de dezembro de 2015. Uma mudança extraordinária e que teve o papel de inclusão do empreendedor na economia formal do país. Estar no MEI significa para o microempresário ter um mercado mais acessível, em que ele tem mais facilidades para comercializar seu produto ou seu conhecimento, dando aulas, por exemplo.

Vantagens: ter registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Ser enquadrado no Simples Nacional e ser isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) e ter direito a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Esse apetite empreendedor tem sido destaque no exterior: 34 em cada 100 brasileiros adultos (com idades entre 18 e 64 anos) possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Há dez anos eram 23%. Nossa fatia de novos empreendedores é maior do que a da China, por exemplo, que é de 26,7%. E maior do que todos os países do Brics.

Comentários