Dois federais da região aparecem em estudo que mostra candidatos com chances de vencer a eleição

Por Outro autor | 22/09/2010


Os candidatos a deputado federal Ney Santos (PSC) e Valdevan Noventa (PDT) aparecem na projeção feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) que divulgou uma relação de candidatos com chances reais de ocupar duas das 70 cadeiras de deputados federais por São Paulo.

A avaliação do DIAP é feita com base em informações qualitativas e quantitativas e aponta entre os candidatos que participam da disputa aqueles com chances reais de ser eleitos. A entidade também elaborou prognóstico de avaliação do Senado.

De acordo com o DIAP, o levantamento considerou, basicamente, seis aspectos: 1) desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados), 2) trajetória e popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições), 3) os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes), 4) coligações e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente), 5) apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal), e 6) pesquisas eleitorais.

Ainda segundo o Departamento a metodologia adotada, com intervalo entre um número mínimo e máximo de vagas por partido, decorre, entre outros, de dois aspectos: 1) as coligações, e 2) o quociente eleitoral, que pode alterar significativamente o desempenho eleitoral das bancadas.

Segundo a entidade, desse modo, os partidos coligados podem ganhar ou perder vagas para seus parceiros, assim como a exigência de quociente eleitoral pode deixar fora da Câmara candidatos com excelente desempenho em face de o seu partido não ter ultrapassado a cláusula de barreira.

O estudo do DIAP, elaborado sob a coordenação do analista político e diretor de Documentação, Antônio Augusto de Queiroz, cuja íntegra vai ser colocada disponível na página do órgão na internet, inclui também os nomes dos candidatos com chance de eleição.

Veja a tabela completa com o prognóstico da eleição em todo o Brasil

http://www.diap.org.br/images/stories/diap_candidatos.pdf


Comentários