Taboão: Projeto integra comunidade e dá nova cara à EMI Rosinha

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 19/04/2016

Ao longo dos três últimos anos, os alunos da Escola Municipal Infantil (EMI) Rosinha, no Jardim Margaridas, têm aprendido na prática o que é cidadania. A equipe gestora do colégio desenvolveu o projeto "Além dos Muros da Escola", cuja ideia é melhorar as relações entre pais, alunos, funcionários e com toda a comunidade.

De acordo com a diretora Luciana Aparecida Rosa da Silva, o projeto surgiu da necessidade de se valorizar a escola e mostrar para a população que o espaço é de todos. “Quando assumimos esta gestão, tínhamos sérios problemas com vandalismo e a insegurança era uma constante. Havia vidros quebrados, infiltrações e furo no teto. Além disto, nossa calçada era praticamente um lixão a céu aberto: a população descartava desde lixo doméstico, entulho, móveis usados, a até eletrodomésticos quebrados”, declarou Luciana. 

Pensando neste contexto, a diretora Luciana em parceria com a coordenadora pedagógica Débora Gomes Sobreira, com o corpo docente e demais funcionários idealizaram um projeto que pudesse unir o útil ao agradável. No caso, acabar com a prática de descarte irregular de lixo e transformar a calçada da escola num espaço de recreação e lazer tanto para alunos, quanto para comunidade. 

Inicialmente, a direção fez visitas às ruas e vielas da comunidade para conversar não apenas sobre o projeto, mas também sobre saúde pública. “Conversamos com os moradores sobre o nosso projeto”, disse. “Aproveitamos para informar os dias e horários que passa o caminhão de coleta de lixo, uma vez que este era depositado na porta da escola todos os dias e a qualquer hora”, disse Luciana. “Também alertamos sobre as possíveis doenças que a população poderia contrair com tal prática, como a dengue, o zika vírus, a chikungunya, entre outras”, explicou a diretora.

O movimento, que começou pequeno foi abraçado pelos professores, tomou força e ganhou o apoio da população, além do respaldo da Secretaria de Educação e do supervisor de ensino da região, Jair Maradona. A calçada e o muro foram pintados pelos professores e posteriormente, conseguiram a ajuda dos moradores. Onde antes só se via lixo e entulho, agora está de cara nova. Na calçada foram desenhados jogos, como amarelinha, e na parede ilustrações feitas pelos alunos e ampliadas pelos professores. “O resultado foi um ambiente mais agradável para todos. E o melhor, sem mau cheiro, ratos, baratas, moscas e sem possíveis focos do mosquito Aedes aegypti”, ressaltou a diretora.

A moradora e comerciante Edna Almeida Noleto aprovou a iniciativa. “Moro aqui há 23 anos e o problema do lixo era antigo. Ali na calçada sempre ficava uma montanha de lixo, atraia ratos e muitas moscas. Eu até sentia vergonha quando tinha que receber alguma visita, mas a equipe da escola teve esta brilhante ideia e agora ficou uma maravilha. Valorizou a rua e ficou bom pra todos”, declarou.

Para o secretário de Educação, João Medeiros, a equipe da EMI Rosinha tem demonstrado na prática o que é gestão de resultados e uma experiência de sucesso. “Sempre digo que é necessário humanizar as nossas escolas e fortalecer os vínculos com os pais e com a comunidade já que esta é a nossa segunda casa. Todos da EMI Rosinha estão de parabéns por mostrar que é possível mudar as realidades através da reinvenção da escola, ensinando a todos um novo significado e dando a ela mais valor.”, afirmou Medeiros. 

Serviço:

EMI Rosinha
Rua Belo Monte, 350, Jardim das Margaridas. 
Telefone: (11) 4138-5669.

Comentários