Curso de Cuidadores Informais já capacitou mais de 500 pessoas

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 13/12/2015

O prefeito Fernando Fernandes entregou na sexta-feira, 11, os certificados para a sétima turma do Curso de Cuidadores Informais de 2015. Aproximadamente 80 alunos passaram pela capacitação durante os meses de agosto, outubro e novembro. Ainda está previsto para esse grupo um curso de atualização em socorrismo.  

O curso lançado em 2013 é uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Assistência Social e Cidadania e Desenvolvimento Econômico.  

Desde sua implantação no município de Taboão da Serra, já passaram pela capacitação mais de 500 alunos. “O Brasil vive uma crise e nesse momento vai se sobressair quem for diferenciado para enfrentar o mercado de trabalho. Quando lançamos o curso foi pensando nessa capacitação e na necessidade de algumas famílias que lidam no dia a dia com pessoas acamadas ou idosas que necessitam de uma atenção redobrada”, comentou o prefeito Fernando Fernandes. 

Para a aluna Ana Lucia, o curso vai possibilitar um diferencial na sua vida. “Foram aulas muito produtivas que farão da minha pessoa uma profissional capacitada para prestar um atendimento de qualidade aos idosos e as famílias que assim buscarem o meu serviço”.  

Joana, que fez o Curso de Cuidadores e hoje trabalha na área salientou que, “sempre lidei com idosos e com a oportunidade de fazer o curso passei a ter mais segurança conseguindo até uma oportunidade de levar o meu conhecimento para pessoas que precisam de um cuidado especial”. 

A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, ressaltou em seu discurso que, “o curso no começo era apenas para um público que precisava de uma orientação de como lidar com pessoas acamadas ou debilitadas. Mas, depois ganhou outra proporção, com as pessoas procurando para ingressar no mercado de trabalho. Isso para nós foi muito gratificante”.  

A formatura foi acompanhada pelo vice-prefeito e secretário de Cultura Laercio Lopes, as secretárias de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, de Desenvolvimento Econômico, Laura Favero, da Assistência Social, Arlete Silva e os vereadores Marco Porta e Joice Silva. 

O curso 

Ministrada em cinco encontros, a capacitação aborda sobre os cuidados a pessoas que estejam acamadas e precisem de tratamento especial. As aulas são divididas em quatro módulos, que debatem temas como Nutrição, Psicologia, Senescência, Assistência Social, Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Manuseio, Curativo, Higiene e Farmacologia.

As aulas 

As aulas acontecem no Centro de Proteção a Infância e Maternidade (CEPIM), no Jardim Maria Rosa. Para quem estiver interessado, comparecer ou ligar para a Secretária de Saúde. É necessário levar o RG para fazer a inscrição.

Serviço 

Secretaria de Saúde
Endereço: Praça Miguel Ortega, N° 115, Parque Assunção
Telefone: 4788 5600
CEPIM:
Endereço: Avenida Doutor José Maciel, N° 708, Jardim Maria Rosa
Telefone: (11) 4788-5888

Comentários