Agentes comunitários de Taboão são treinados para identificar doenças do sistema circulatório

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 3/12/2015

Os agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra realizaram um curso de socorrismo básico na Secretaria de Saúde. As aulas aconteceram entre os dias 23 e 26 de novembro e o tema foram as doenças que afetam o sistema circulatório.  

Os agentes comunitários visitam as pessoas em suas casas. Por serem próximos às famílias, eles conseguem identificar problemas de saúde e encaminhar o paciente para consultas médicas, por exemplo. Em Taboão existem 125 agentes distribuídos nas Unidades Básicas do Record, Panorama, Sílvio Sampaio, Margaridas, Santo Onofre e Salete.   

A prevenção e o tratamento de acidente vascular encefálico, parada cardiorrespiratória e engasgo são exemplos de conteúdos aplicados aos agentes comunitários nas aulas.  

As doenças do sistema circulatório são as principais causas de morte no Brasil atualmente. “Nosso objetivo com o curso é fazer com que essas enfermidades sejam detectadas o mais rápido possível. Os agentes comunitários de Taboão são extremamente qualificados e têm um papel fundamental nesse sentido”, comentou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. 

O curso, que teve atividades teóricas e práticas, reuniu cerca de 30 profissionais por aula na Secretaria de Saúde. 

Prevenção de doenças do sistema circulatório 

Para prevenir as enfermidades que afetam o sistema circulatório é fundamental manter hábitos saudáveis. Praticar exercícios físicos com acompanhamento médico, evitar o stress, dormir pelo menos sete horas por dia, consumir frutas e não comer alimentos que contenham gordura saturada são exemplos de ações que diminuem o risco de doenças no sistema circulatório. Também é recomendável não fumar e não abusar do consumo de bebidas alcoólicas.   

Comentários