Clínicos gerais das UBS’s fazem curso de capacitação

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 26/10/2015

Os clínicos gerais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Taboão da Serra estão recebendo curso de capacitação no centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), na Cidade Intercap. Três aulas serão ministradas aos médicos, entre os meses de outubro e dezembro.  

O objetivo do curso é orientar os clínicos gerais para atender casos mais simples de transtornos psiquiátricos. Na primeira aula, realizada no dia 20 de outubro, foram abordados temas como a relação mádico-paciente, conceitos de angústia e ansiedade e síndromes compulsivas.   

O psiquiatra da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Paulo Toledo, que atua em Taboão desde 2007, ministra o curso para 25 clínicos gerais. “As aulas são voltadas para avaliação clínica e psíquica, para que os médicos possam receitar medicamentos que são utilizados em tratamentos psiquiátricos, mas que também podem ser usados para transtornos emocionais associados a outros problemas clínicos”, explicou. 

Outra preocupação dos médicos é não indicar aos psiquiatras pacientes com transtornos que podem ser sanados pelo clínico geral. “Com esse curso faremos com que o especialista na área não fique sobrecarregado, além de garantir ao paciente o atendimento com o clínico de sua confiança, que sempre o acompanhou”, ressaltou o Coordenador Municipal da Saúde do Adulto e clínico geral na UBS do Jardim Helena, Dr. Flávio Duayer.  

As próximas aulas acontecem em novembro e dezembro, com a discussão de assuntos como manejo de ansiolíticos, hipnóticos e antidepressivos, depressão primária e secundária e transtornos psicóticos secundários.  

Comentários