Horário de verão começa neste domingo, dia 18, adiante o relógio em 1 hora

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 16/10/2015

A zero hora deste domingo, dia 18, começa o horário brasileiro de verão, que deve alterar os hábitos de muitas pessoas. Em São Paulo e mais 10 Estados, as pessoas deverão adiantar o relógio em uma hora. O horário de verão no Brasil, que começa neste domingo, vai até o dia 21 de fevereiro de 2016. O Governo Federal estima que serão economizados cerca de R$ 7 bilhões com o horário de verão.  

Nas ruas, as opiniões são divididas, muitas pessoas aprovam o novo horário e em contrapartida, outras não são favoráveis, isso porque na primeira semana, as atividades são alteradas e há relatos de muito sono principalmente no período da manhã.  

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, o Horário de Verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e assim diminuem as possibilidades de sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, no qual o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação é superior a média. Além disso, os brasileiros neste período utilizam mais a luz do dia.  

O horário de verão foi implantado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. Com o  objetivo de estimular o uso racional e adequado da energia elétrica, uma vez que anoitece mais tarde e as pessoas podem usar da luz natural para fazer suas atividades, além da iluminação pública também acender uma hora mais tarde possibilitando economia. 

Comentários