/

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Reorganização das escolas estaduais é tema da sessão da Câmara de Itapecerica

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 7/10/2015

sessao_itap

Genildo Rocha

Os vereadores de Itapecerica da Serra comentaram a questão da reorganização das escolas estaduais, que vão atingir alunos e professores de toda região. No município também deve ocorrer o fechamento de algumas escolas e outras serão municipalizadas. Também foram parabenizados os novos conselheiros tutelares eleitos no último domingo, dia 04 e aprovaram projetos de leis com situações de interesse da população itapecericana.   

O vereador Jonas Feijó foi a tribuna e teceu seus comentários com relação ao assunto, e também falou da municipalização da Escola Eurico, no qual um grupo de professores e funcionários estavam presentes na sessão. "Também sou professor da rede estadual e a gente sabe as mudanças que estão acontecendo no Estado de São Paulo em relação a educação. Esta tendo a reorganização, onde algumas escolas vão funcionar apenas Ensino Médio, outras Ensino Fundamental e em outras estão querendo municipaliza-las. O que significa isso? Um caos total. Mais uma vez o professorado está levando um golpe do governo do Estado, sem ser anunciado anteriormente, sem ter um pré-planejamento e com isso quem paga mais uma vez é o cidadão", salientou.  

Já o vereador Cícero Costa parabenizou os conselheiros tutelares eleitos no município. "Parabenizo todos os conselheiros eleitos e os suplentes. Pela primeira vez, a gente viu realmente a população entender o que era uma eleição do Conselho Tutelar, e os mesmos estiveram prontamente lá votando nas pessoas que assim escolheram para representar para estar a frente desse Conselho", disse. 

Com relação a reorganização e municipalização das escolas, Cicero comentou e pediu o apoio do prefeito Chuvisco. "Quero me enfileirar aqui aos professores da rede estadual, realmente agora a prefeitura recebe um fardo muito grande, quero que o senhor prefeito veja isso com carinho, que possa ser discutido bem amplamente com relação a essa atitude, porque não precisa o governador vir pedir autorização para essa Câmara, não tem condições nenhuma de municipalizar", falou.   

O vereador Gerson Lazarin falou da aprovação da permanência de 12 vereadores para a próxima legislatura, além disso, rebateu as criticas de alguns pré-candidatos na rede social, facebook. Teceu comentários também sobre o adiamento da votação de mais conselheiros tutelares no município e declarou que "não é qualquer papel que chega nesta Casa que vamos votar", ele salientou que as coisas devem ser bem explicadas.  

O vereador Ernandes que também é professor teceu duras criticas direcionadas ao governo do Estado de São Paulo. "O governo do Estado mais uma vez mostrou que não tem competência, habilidade, sentimento e respeito para com os professores da rede pública, no qual ele está a frente, governando a aproximadamente 20 anos, porque foi vice governador também. Eu fico preocupado porque essa reorganização que o governo está colocando goela abaixo vocês podem ter certeza que é sinônimo de desemprego para nos professores, alem de mexer com a cabeça dos alunos, muitos trabalham e estudam a noite e vão ser obrigados sair do seu trabalho e ter que sair no período matutino ou vespertino. No Jacira eu leciono no Sônia Maria infelizmente acabou com o noturno daquela escola, ou seja, vai também mexer não só com a vida do aluno, diretor ou vice diretor mas principalmente com a vida dos pais, com a vida da família", falou. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.