Prefeito Chico Brito entrega sistema de videomonitoramento do Parque Pirajuçara

Por Sandra Pereira | 2/10/2015

O prefeito Chico Britou entregou nesta quinta-feira, 1º de outubro, o sistema de videomonitoramento que vai garantir mais segurança aos moradores e comerciantes do Parque Pirajuçara, em Embu das Artes. Seis câmeras de alta definição, com capacidade de cobrir até 2 quilômetros, vão garantir o monitoramento do bairro 24 horas por dia. A qualidade das imagens impressiona e permite visualizar de placas de veículos até rostos de pessoas paradas na rua. Os equipamentos devem melhorar a segurança do bairro de forma significativa, por essa razão os moradores e comerciantes da região não pouparam elogios a atuação do prefeito. As câmeras estão na Avenida Aimará com as rua Juruna, Guarani e em frente a escola municipal Valdelice Aparecida. Na Avenida Rotary com a rotatória do Parque Pirajuçara e as ruas Narami Nakayama e Avenida João Paulo. Veja fotos aqui.

 Ao todo Embu das Artes passa a contar com 68 câmeras de vigilância que funcionam durante 24 horas e são acompanhadas em tempo real da central montada na prefeitura da cidade. As câmeras atendem a região central, Jardins Mimás e Colégio e agora chegaram ao Parque Pirajuçara.  Somente nessas últimas o investimento feito soma R$261.060,57, sendo R$ 239.460, 57 provenientes do governo federal por meio de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Zaratini, solicitada pelo vereador Edvânio Mendes. 

 “Quem pensou que eu ia me acomodar no segundo mandato quebrou a cara. Vou trabalhar até o dia 31 de dezembro de 2016. Segurança não é só farda. É investir no social e criar políticas de inclusão. Hoje nos temos 188 guardas municipais na cidade, 19 viaturas, 2 bases móveis, duas motos e um ônibus. Além disso essas câmeras serão acompanhadas 24 horas pela GCM. Se as câmeras identificarem que tem uma pessoa na porta da escola todos os dias e ela não vai levar uma criança a guarda vai ficar de olho. As câmeras vão ajudar a impedir os crimes. Elas tem uma qualidade impressionante das imagens e esse é o maior diferencial”, sintetizou o prefeito Chico Brito.

Durante a inauguração do sistema de videomonitoramente os moradores e comerciantes do bairro deram a dimensão da importância do investimento para a segurança na região. Os relatos dos casos de violência, em especial dos assaltos e arrombamentos mostraram o medo predominante na região. Comerciantes retrataram o medo diante das ações constantes e ousadas dos criminosos. Alguns chegaram a pensar em desistir de investir no bairro.  

“O assaltante chegou a disparar duas vezes contra o peito de um funcionário. Graças a Deus a arma travou e nada aconteceu. Se ele tivesse conseguido ia acabar com a minha vida. Por isso é tão importante esse sistema vigilância para nós. A gente se sente mais seguro. Eu pensava em desistir do bairro e agora quero é reformar o meu comércio e investir mais”, desabafou um comerciante. “Já entraram várias vezes no meu comércio nesses 29 anos. Foi difícil. Agora com o que estou vendo a gente sente que vai melhorar”, observou outro. “Por causa dos assaltos os imóveis no parque estavam se desvalorizando e agora isso vai mudar”, completou um terceiro.

Todos os comerciantes e moradores do Parque Pirajuçara que estiveram na inauguração fizeram questão de agradecer ao prefeito pelo serviço que eles consideraram essencial no combate e na prevenção de crimes. Eles puderam ver de perto o funcionamento das câmeras de segurança. Ficaram impressionados com a qualidade dos equipamentos cuja definição permite a identificação rápida de qualquer criminoso.  

O vereador Edvânio Mendes disse que a implantação do sistema representa uma conquista ímpar para o bairro. Ele agradeceu o empenho do prefeito e a mobilização dos moradores para garantir a implantação do monitoramente eletrônico do Parque. 

“Quem ganha com isso é a comunidade, quem ganha é o bairro. Só tenho que agradecer ao prefeito pelo empenho, ao deputado Zaratani pela emenda e a toda a população que apoiou a nossa luta”, resumiu.

Comentários