Ney Santos vence enquete do Jornal na Net sobre intenção de voto para prefeito de Embu

Por Sandra Pereira | 30/09/2015

Com 231 votos Ney Santos  (PSC) foi o vencedor da enquete eleitoral feita entre os leitores do Jornal na Net sobre o candidato favorito na corrida pela prefeitura de Embu das Artes em 2016. Geraldo Cruz (PT)  ficou em segundo lugar obtendo 228 votos. Ney Santos foi o favorito entre 30,4% dos participantes da enquete. Já os leitores que escolheram Geraldo Cruz somam 30%. Natinha ficou em 3º lugar na preferência dos leitores do site com 114 votos, que representam 15%do montante total. Josildo Ferreira (PPS) obteve 53 votos que representa 7,0%. O Professor Toninho (PSOL) conquistou 32 votos que representam 4,2% das intenções de voto entre os participantes da enquete. Já Toninho Serapião (PMN) recebeu apenas 1 voto.

A enquete não tem caráter de pesquisa eleitoral, portanto não se enquadra no que está  descrito no art. 33 da Lei nº. 9.504/97, tratando-se de mero levantamento de opiniões feito entre os leitores do site Jornal na Net, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado. 

Entre os participantes da enquete 5,9%, ou seja, 45 pessoas disseram não saber em quem vão votar para prefeito de Embu em 2016. Já,  4,7%, ou seja  36 leitores, afirmaram que não pretendem votar em nenhum destes candidatos apresentados na enquete. Os leitores que escolheram as opções Branco/ Nulo foram       2,5%, ou seja 19.    

O resultado da enquete antecipa como deverá ser disputada a corrida pela prefeitura de Embu das Artes. Ney Santos e Geraldo Cruz saíram na frente da preferência dos leitores do Jornal na Net que residem em Embu das Artes. Em vários momentos da votação os dois se revezaram no ranking da vitória.

No quesito rejeição Ney Santos também saiu na frente na escolha dos leitores do Jornal na Net. Ao todo 292 participantes da enquete disseram que não votariam nele de jeito nenhum fazendo atingir 39% de rejeição entre os participantes da enquete. Enquanto isso 195 pessoas disseram rejeitar Geraldo Cruz somando assim 26%. Natinha não receberia o voto de 131 leitores atingindo rejeição de 17%.

Um grupo de 48 pessoas disse que não votaria em nenhum dos candidatos, garantindo 6% de rejeição. Josildo Ferreira foi rejeitado por 4% dos participantes, ou seja, 30 pessoas. Toninho Serapião somou 3% de rejeição ao ser preterido por 26 pessoas. Já o professor Toninho conquistou a menor taxa de rejeição entre os participantes ficando com 1%.      


Advertência : "Enquete não é pesquisa e não pode ser considerada como tal" O artigo 15 da resolução do TSE n 22.623/07 diz que: "Na divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, deverá ser informado no se tratar de pesquisa eleitoral, descrita no artigo 33 da Lei n 9.504/97, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

Comentários