Projeto do vereador Moreira cria o Dia e a Semana da Capoeira em Taboão

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 17/09/2015

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou na sessão do dia 15 projeto de Lei de autoria do vereador Professor Moreira que autoriza o município a instituir o dia 23 de novembro como sendo Dia Municipal do Capoeirista. Além disso, estabelece que na última semana do mês de novembro deve ser denominada Semana do Capoeirista, quando serão realizadas atividades e eventos em comemoração aos capoeiristas de Taboão da Serra. 

A aprovação do projeto foi recebida com festa pelos capoeiristas que estiveram no plenário da Casa para acompanhar sua votação. Eles ressaltaram a importância da capoeira na história do Brasil. 

Durante a justificativa do projeto o vereador Professor Moreira lembrou que a capoeira simboliza a resistência dos negros e a luta pela liberdade e igualdade de direitos. O vereador falou sobre o modelo de sociedade defendido pelo líder negro Zumbi dos Palmares.  

“A capoeira é patrimônio cultural e imaterial do povo brasileiro. Deixou de ser apenas uma forma de luta para se tornar modalidade esportiva e até mesmo prática de vida. É uma forma de inclusão social e valorização da cultura afrodescendente”, afirmou Moreira.

Comentários