Evento mostra resultados de atendimento a 1.470 idosos em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 3/09/2015

Produtividade, animação e astral lá em cima. É assim que o senhor Orlando chega todo dia ao Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Embu das Artes, onde conseguiu vencer as limitações dos movimentos com atividades esportivas e culturais, e da alma, que lhe causava profunda depressão, com terapia, trabalho artesanal e arte. O resultado dessa e de tantas outras histórias você poderá conferir na II Exposição de Artes da Terceira Idade A Experiência É Uma Arte, com trabalhos de 50 artistas e artesãos, dança, projeção de vídeo. Será de 8 a 16/9, com abertura no dia 8/9, terça-feira, das 9h às 16h, no Centro Cultural Mestre Assis (largo 21 de Abril, 29). 

Orlando Silva vai mostrar trabalhos de mosaico, que hoje o faz caminhar do Jardim Santa Emília, onde mora, ao Jardim Arabutã, onde fica a sede do CCI, e estar sempre sorrindo. Ele está no vídeo que será projetado na abertura do evento, ao lado de outros que superaram problemas de doenças e até como o dele, um AVC, com sequelas que o impediam de caminhar e “ser feliz como antes”. Esta é a segunda edição do evento, realizado com sucesso no ano passado, quando foi visitado por cerca de 4 mil pessoas.

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, mantém 26 núcleos de atendimento do CCI na cidade, atendendo hoje 1.470 idosos, que frequentam 18 modalidades de cursos e atividades, incluindo trabalhos artesanais, dança, esportes, palestras, terapia e assim por diante. 

Os trabalhos expostos – mosaico, pinturas em tela , pintura em pano de prato, crochê, esculturas, artesanatos com materiais recicláveis, artesanato com decoupage e outros – foram feitos nas oficinas dos CCI. As oficinas de arte e artesanato têm como proposta ajudar o idoso a resgatar a autoestima, desenvolver habilidades e criação. Com a sua produção ele também passa a ter uma renda com a venda das obras. 

EXPOSIÇÃO 

II Exposição de Artes da Terceira Idade A Experiência É Uma Arte
Visitação: diariamente, das 8h30 às 17h, até 16 de setembro
Local: Centro Cultural Mestre Assis (largo 21 de Abril, 29)
Entrada gratuita

Comentários