Lei do vereador Carlinhos quer levar educação ambiental às escolas públicas e privadas de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/08/2015

O vereador Carlinhos do Leme apresentou projeto de Lei que instituí a política de educação ambiental na rede pública municipal de ensino da educação infantil ao ensino fundamental. O projeto foi aprovado por unanimidade de votos na sessão desta terça-feira, 25, e determina a realização de atividades de educação ambiental, ensino e conteúdo nas diversas disciplinas e implementação de cunho ambiental. O projeto define como educação ambiental a utilização de conteúdos multidisciplinares que contribuam para a formação do processo de conscientização ambiental. 

“Sabemos que é necessário preparar as novas gerações para cuidar da natureza e a escola deve ser o ponto de partida desse trabalho. Esse projeto vai fazer nascer e fortalecer a consciência ambiental. A criança contemplada poderá alertar os pais para práticas erradas e assim vamos garantir o futuro do meio ambiente para as próximas gerações”, disse o vereador Carlinhos do Leme.  

De acordo com o projeto as instituições de educação da rede privada da cidade também devem contemplar em suas grades curriculares ações voltadas à educação ambiental. 

A lei estabelece também que a secretaria municipal de Educação deve capacitar seus professores e demais profissionais para a implementação da educação ambiental, abordando aspectos como preservação, reciclagem e respeito a natureza. 

O projeto do vereador Carlinhos do Leme ainda determina que as instituições de ensino quer públicas ou privadas garantam em seu currículo anual suficiente número de horas para a discussão e elaboração de projetos relacionados com a educação ambiental.  

Ainda de acordo com o projeto as escolas devem preparar programação voltada a conscientização ambiental em datas como o dia da terra, dia da água, dia do meio e outras. 

Comentários