Teatro gratuito com Elizabeth Savala diverte 5 mil pessoas na praça Luiz Gonzaga

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 24/08/2010

A praça Luiz Gonzaga recebeu no dia 20, a atriz da Rede Globo, Elizabeth Savala, que apresentou a comédia ‘Friziléia, uma esposa à beira de um ataque de nervos’.
O espetáculo faz parte do projeto “Teatro de graça na praça”, oferecido em parceria com a Prefeitura de Taboão da Serra. A iniciativa teve início em 2007, sempre em apresentações ao ar livre, em pequenas cidades do interior de São Paulo e já passou por 40 municípios do estado, mais de 300 mil pessoas já assistiram ao espetáculo.


Em Taboão da Serra, 5 mil pessoas acompanharam a história de Friziléia, uma mulher que está em crise com a vida de dona de casa, a estereotipada ‘Amélia’, chamada pelo autor, de Friziléia, uma dona de casa explorada do século XXI.
Friziléia é uma mulher comum, que casou por pressão da sociedade e virou mais uma dona de casa. Insatisfeita com a sua condição, começa a projetar uma forma de fugir da situação e ter um final diferente.


Irene Rodrigues e sua amiga Marilene conferiram a apresentação, e se identificaram com a personagem. “Parece que ela está me ouvindo daqui, tirou as palavras da nossa boca”, disseram as duas, animadas.


A atriz divertiu e interagiu com o público por mais de 1h30 de monólogo. Os outros personagens envolvidos eram representados por vozes e projeções no cenário, como a sogra e o marido, chamado carinhosamente de “Gêgê”.


Ao final da peça, Elizabeth Savala agradeceu ao prefeito, Dr. Evilásio Farias, que subiu ao palco para abraçar a atriz. “Assisti a essa peça em São Paulo e pensei que o público de Taboão da Serra merecia também assistir”, afirmou o prefeito.

Elizabeth Savala contou que seu pai possui uma empresa em Taboão da Serra e que ela tem, por essa e outras razões, um “carinho especial” pela cidade. “O público de Taboão foi maravilhoso, essa noite foi fascinante, não tenho idéia de quantas pessoas estavam aqui, mas foi um público participativo, que ficou e participou até o final. Esse é o projeto mais importante da minha vida profissional e eu quero agradecer ao Evilásio a oportunidade de vir a Taboão, tenho muito carinho por essa cidade, foi com muita emoção que estive aqui hoje”, disse a atriz.
Mais teatro de graça.


No dia 31 de agosto, às 20 horas, o Cemur será o palco do espetáculo teatral “Inês de Castro até o fim do mundo...”, do Grupo Dragão 7 da Cooperativa Cultura Brasileira.

A peça representou o Brasil no “Festival Internacional de Teatro Fazer a Festa”, na cidade do Porto, e mais 7 cidades de Portugal, Alcobaça, Braga, Arcos de Valdevez, Coimbra, Matosinhos, Povoa de Lanhoso e Povoa de Varzim.

O espetáculo traz a história de amor mais célebre da cultura portuguesa, Dom Pedro I e Inês de Castro. Uma história de amor que suplantou as guerras, atravessou os séculos e agora, ultrapassou o Oceano Atlântico, abaixo da linha do Equador, para mostrar uma das mais belas e comoventes histórias.

A secretária de Cultura e Turismo de Taboão da Serra, vice-prefeita professora Márcia Regina, falou dos projetos de acesso à cultura. “Estamos inovando e trabalhando para que os grupos locais sejam reconhecidos. Taboão tem um histórico ligado ao teatro. Estes eventos são os primeiros de muitos, em setembro temos o Taboarte que vai trazer muita música, dança, teatro, poesia, artes, plásticas, hip hop, cultura popular e exposições fotográficas. Além disso, temos o programa Cultura para todos com vagas em diversos cursos e as inscrições vão até o dia 31 de agosto”, explicou ela


Texto e Foto: Marcelo Valladão

 


Comentários