EMEB Asas Brancas oferece ensino de qualidade em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 14/06/2015

Educação de qualidade para todos. É com esse lema que a gestão do prefeito Fernando Fernandes vem trabalhando para melhorar cada vez mais a educação de Taboão da Serra. Um exemplo disso é a Escola Municipal de Educação Básica Asas Brancas, no Jardim Santa Terezinha, que atende 350 alunos, com a faixa etária de 3 a 5 anos, e conta com 30 funcionários, entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil e estagiários. 

A escola conta uma sala de período integral, das 7h às 17h, e treze salas de período parcial, das 7h às 12h, e das 14h às 19h, em que todas as crianças têm alimentação garantida. Para o período integral, por exemplo, elas têm cinco refeições diárias, sendo café da manhã, hidratação com frutas, almoço, lanche da tarde e jantar. Além disso, a instituição conta com um playground, com brinquedos diversos, e com uma sala de informática com 16 computadores onde são praticadas atividades lúdicas com as crianças. 

O secretário de Educação da cidade João Medeiros explicou como é o funcionamento das escolas infantis. “A educação infantil tem que ter um espaço grande, lúdico, principalmente para as crianças que ficam em período integral. Então, nos nossos espaços nós temos a brinquedoca, sala de informática, o professor de educação física, professor de artes, temos o professor titular, que é formado em pedagogia. Nós temos uma proposta pedagógica que é ensinar a partir das brincadeiras”, destacou. 

Os profissionais também são altamente preparados. A professora de desenvolvimento infantil (PDI) Alessandra Carvalho, de 35 anos, que dá aula há 11 anos, já teve passagens por instituições particulares renomadas, como o colégio PIO XII, explicou como funcionam suas aulas na EMEB Asas Brancas. “Essa faixa etária necessita de atividades com muita dinâmica, porque as crianças possuem uma temporalidade muito curta. As atividades que desenvolvo com os alunos envolvem linguagem oral e escrita, matemática, artes, educação física, natureza e sociedade, música e movimento, além de informática”, ressaltou.  

O professor Henrique Caldiron, de 46 anos, que ministra aulas de educação física na EMEB, explicou a importância da disciplina. “É fundamental o que fazemos aqui com as crianças, porque nas aulas de educação física elas têm jogos e brincadeiras através do lúdico, desenvolvem habilidades básicas tais como correr, saltar e pular, e coordenação motora”, disse. 

A satisfação também vem dos pais dos alunos. Lucas Salles Duque, de 21 anos, é pai de uma aluna de 3 anos, e está muito feliz com o ensino da EMEB Asas Brancas. “Minha filha estuda aqui em horário integral. Ela entrou em 2015 e eu percebo que ela tem gostado muito das atividades que ela pratica. Tem sido realmente muito bom para o desenvolvimento dela”, falou. 

Vale lembrar que a Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou em maio deste ano duas creches, sendo elas a EMI Jurema, no Parque Pinheiros e a EMI Cuca, no Jardim Irapuã. A entrega da EMI Aninha, no Jardim Record, está prevista para julho deste ano. 

Comentários