Prefeitura finaliza Plano Municipal de Educação com ampla participação da sociedade civil

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 2/06/2015

Na manhã do dia 1 de junho, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Educação, reuniu no Cemur representantes de vários segmentos da sociedade, para apresentar o Plano Municipal de Educação (PME).

Para a construção do PME, que é um documento norteador da política educacional do município para os próximos 10 anos, diversos encontros e reuniões nos últimos seis anos foram realizadas, tais como: Conferência Nacional de Educação (Conae I), Fórum, Conae II, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SP), Conferência Municipal de Educação (CME), com 12 encontros, Conae II, Conferência Municipal de Educação, Ato Normativo, Reunião das Equipes de Trabalho, Reunião com Ensino Superior e Reunião na Câmara Municipal.

Os principais objetivos que constam no Plano, que atende as 20 metas da Lei de Diretrizes de Base, determinadas pelo Governo Federal, é o de assegurar à população a igualdade e integralidade, com o acesso a educação de qualidade. Além disso, o PME visa promover o interesse e o aprendizado nas áreas de humanística, científica, tecnológica e cultural. 

Dentre os temas discutidos para compor o plano estão: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação Inclusiva, Educação Integral, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, valorização do magistério, financiamento e gestão democrática.

O secretário da pasta, João Medeiros, destacou no encontro a participação da sociedade civil nesse processo. “Estamos planejando ações que garantirão a inclusão social, a superação das desigualdades sociais e a manutenção da qualidade do serviço educacional do município. O que nós queremos dos nossos alunos é que eles saiam felizes de suas vidas escolares, que eles tenham condição de ser um cidadão em sua plenitude, que ele consiga ser um ser ético, um ser pensante”, disse.

Para Marlos Puliero, que é coordenador de Pós-graduação da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, a iniciativa de reunir representantes da rede de ensino pública e particular é válida. “Eu achei muito positiva a participação de uma instituição particular na elaboração do plano, pois muitos dos nossos alunos formandos vêm trabalhar na Secretaria de Educação. Então é muito bom estar alinhado aos anseios do Plano para a expectativa de formação dos nossos alunos”, ressaltou.

Com o Plano finalizado pela Prefeitura, o documento será entregue a Câmara Municipal para votação, que ocorrerá ainda em junho.

Além de representantes da rede de ensino pública, e também particular, o Poder Legislativo da cidade esteve representado pelo vereador Cido da Yafarma. 

Comentários