Projeto sobre mudança na contribuição de servidores públicos causa polêmica em Taboão

Por Outro autor | 1/06/2015

O projeto do Executivo  que prevê mudanças no sistema de arrecadação da contribuição para a TaboãoPrev e aposentadoria dos servidores municipais levantou uma série de dúvidas entre o funcionalismo municipal. Na última semana o assunto predominou entre a categoria que teme prejuízos na hora em que for se aposentar. A dúvida consiste no fato do servidor ter que fazer opção sobre como vai contribuir. Há o receio de que a pessoa possa sofrer perdas caso faça a opção equivocada. O governo garante que não haverá perdas para o funcionalismo.

O projeto que muda a regra tramitou em regime de urgência na sessão passada da Câmara e recebeu pedido de vistas por 10 dias. Desde então vem sendo debatido por servidores municipais nos mais diversos segmentos. 

O líder do governo, vereador Eduardo Nóbrega explicou à imprensa que a proposta não prejudica o funcionalismo.Para ele o projeto não muda nada, já existe uma lei federal que regulamenta a forma de contribuição, o município estaria apenas a adequando.

Segundo Nóbrega, os servidores terão a opção de dizer se quer contribuir sobre o salário base ou sobre o salário e todas as gratificações. “Isso depende de cada servidor, para muitos não compensa pagar pelo teto, em cima de horas extras, quinquênios ou cargos comissionados, essa analise deve ser feita por cada servidor”, disse. 

O vereador ainda disse que pretende marcar uma reunião com os servidores para poder explicar o projeto. “Quando eu defendi a aprovação na terça-feira foi porque ele não prejudica em nada os servidores, nunca iria contra a categoria. Mas aceitei e voteis nas vistas [prorrogação da votação] para que a proposta seja mais bem explicada para os servidores”, garantiu.

Com informações da assessoria de imprensa da CMTS

Comentários