Saúde de Itapecerica utiliza fantoches para despertar o interesse da criança pela higiene bucal

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 27/04/2015

A Autarquia Municipal de Saúde adquiriu treze kits com fantoches e arcada dentária, escova e fio dental gigantes, que estão sendo distribuídos às Unidades Básicas de Saúde e ao CEM (Centro de Especialidades Municipal). O objetivo é que as equipes de saúde bucal disponham do material para desenvolvimento de ações quem ensinam, de forma lúdica e prazerosa, os hábitos e práticas de higiene bucal, às crianças.

Realizadas nas escolas municipais de educação infantil, escolas de ensino fundamental e nas creches conveniadas com a prefeitura, as ações consistem em explicar às crianças como fazer a higienização dos dentes com a escova e o fio dental para prevenir as cáries. Também são passadas orientações de dieta alimentar, salientando quais são os alimentos que devemos consumir e também aqueles que devemos evitar. Durante a ação, as crianças escovam os dentes, sob supervisão dos profissionais da saúde bucal, e podem fazer o mesmo com os fantoches e com a arcada dentária, podendo, assim, visualizar e compreender melhor o processo de escovação.

Uma das ações educativas aconteceu na quarta feira, 22 de abril, na EMEI Bem-Te-Vi. A equipe de saúde bucal da UBS Parque Paraíso, acompanhada da Coordenadora de Saúde Bucal, Elaine Maria Boschi Andrade Santos, e do Superintendente de Saúde, José de Moraes, visitou a escola apresentando os fantoches. As crianças aprenderam se divertindo e praticando a escovação no boneco.

As ações de educação em saúde bucal fazem parte da Política Nacional de Saúde Bucal proposta pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e também incluem a aplicação tópica de flúor e a entrega de escova e creme dental para cada criança.

Comentários