Saúde de Taboão orienta profissionais e moradores sobre doenças renais

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/04/2015

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Taboão da Serra, realizou a Campanha para Rins Saudáveis, em comemoração ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 12 de março. A ideia das ações é orientar os moradores quanto aos riscos relacionados à Doença Renal Crônica (DRC), que é silenciosa e afeta de forma considerável a qualidade de vida das pessoas.

Durante o mês de março, a equipe de nutrição da Secretaria de Saúde realizou rodas de conversas com os moradores ressaltar a importância de uma alimentação saudável para a prevenção de doenças renais. Os encontros, realizados na sala de espera de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive no Centro de Referência em Saúde da Mulher, contaram com a participação de 388 pessoas entre moradores e funcionários.

À ocasião, as nutricionistas orientaram a população não apenas a beber bastante água e praticar exercícios físicos regularmente, como também a reduzir o consumo de alimentos industrializados. “Em decorrência da correria do dia-a-dia, os hábitos alimentares da população está se modificando e, com isto, muitos incluíram alimentos prontos e industrializados em suas refeições”, comenta a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner. “Estas comidas, em sua maioria, são ricas em sódio, gorduras e açúcares, o que pode acarretar doenças crônicas como pressão alta e diabetes, além de prejudicar o funcionamento dos rins”, explica.

A Secretaria de Saúde também promoveu um encontro para complementar os conhecimentos sobre Doenças Renais Crônicas de 25 médicos clínicos gerais, que atendem nas UBSs do município. A palestra foi ministrada em 16 de março pela nefrologista Dra. Soraia Stael Drumond, do Instituto de Nefrologia e Diálise (INEDI), entidade parceira da Prefeitura de Taboão da Serra.

Saiba como reduzir os riscos:
Tenha hábitos alimentares saudáveis;
Controle o peso;
Pratique atividade física regularmente;
Controle a pressão arterial;
Beba água;
Não fume;
Não tome medicamentos sem orientação médica;
Se for diabético ou tiver histórico de diabetes na família, controle a glicemia (açúcar no sangue) regulamente;
Se tiver um dos seguintes fatores de risco, acompanha com médico e avalie regulamente a função dos rins: diabetes; hipertensão arterial; obesidade; histórico de Doença Renal Crônica na família; doença cardiovascular.

Comentários