Comissão apresenta ações da educação na pré-conferência em Embu das Artes

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 14/04/2015

A pré conferencia para apresentar o plano educacional aos gestores, professores e alunos aconteceu na última sexta-feira, dia 10, no Centro Educacional Valdelice Prass, no Parque Pirajuçara. Na presença do secretário de educação, Paulo Vicente, a comissão responsável pela elaboração evidenciou as 20 metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação que será base da discussão na conferencia final no dia 08 de maio, e norteara a educação nos próximos 10 anos - veja fotos.  

O encontro foi dividido em duas partes. Na primeira, autoridades fizeram a introdução do encontro, estiveram presentes o secretário de Educação, Paulo Vicente; o secretário de Assuntos Jurídicos, Francisco Iderval; o secretário de Esportes e Lazer, Silvino Bonfim; a dirigente regional de ensino de Taboão da Serra, Maria das Mercês Martins Bighetti; secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie; o vereador líder do governo, Clidão do Táxi e a diretora de Proteção Social, Alice Lima, representando a secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos. 

“Esse é um momento importante onde o governo escuta as demandas da comunidade e se faz, de fato, democrático em suas ações. O Plano Nacional de Educação coloca alguns desafios importantes para nós, entre eles valorizar o profissional de educação, oferecendo a ele uma remuneração digna. O nosso governo já começou a fazer isso, com a revisão do plano de carreira do magistério e o enquadramento de 241 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) como Professoras de Desenvolvimento Infantil (PDI), elevando a remuneração desses profissionais, entre outras ações, e não seria agora que mudaríamos essa postura”", disse Paulo Vicente. 

Na segunda parte a mesa foi composta por toda comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal que apresentou o documento base aos participantes e dessa forma, pontuando as 20 metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. Também foi apresentada a plataforma educacaoembudasartes.org, endereço virtual no qual é possível participar de fóruns, acompanhar a agenda de eventos além de contribuir efetivamente para a elaboração do plano, essa plataforma foi desenvolvida com o objetivo de aproximar a sociedade civil e dar a oportunidade para que toda e qualquer interessado dê as suas opiniões com relação aos temas e assuntos abordados.    

O vasto cronograma de discussões e debates chega a reta final, a partir da pré conferencia serão realizadas outras etapas com as conferencias livres, pontuadas para acontecer pelas escolas e grupos organizados, no período de 11 a 26 de abril, depois disso acontecerá a conferencia final, no dia 08 de maio. Dessa forma, o documento base será encaminhado à Secretaria de Assuntos Jurídicos até o dia 15 de maio passando para aprovação do legislativo no dia 01 de junho, para que assim possa ser votado pelos vereadores o Plano Municipal de Educação até o dia 19 de junho. O secretário Francisco Iderval já sinalizou que contribuirá para que o cronograma possa ser cumprido e o vereador presente Clidão do Táxi demonstrou satisfação em futuramente votar em um projeto de beneficio para a Educação do município. 

O evento contou com a presente de autoridades, secretários municipais, comissão de elaboração do projeto, profissionais de educação e estudantes. Ao final 30 capoeiristas fizeram uma apresentação ao público, o destaque foi feito pelo Grupo de Capoeira Forças Unidas, do mestre Oró. 



Comentários