Prefeitura de Embu das Artes intensifica aprendizado de alunos

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 25/03/2015

Em novembro deste ano acontece a Prova Brasil, uma avaliação em larga escala aplicada a todos os estudantes dos 5ºs e 9ºs anos das escolas municipais, estaduais, federais e da rede privada. Aproximadamente 3 mil alunos realizarão a prova.

A partir de abril, visando um resultado ainda melhor, as escolas municipais de Embu das Artes realizarão simulados para esses estudantes, afim de vivenciar as questões de múltipla escolha e gabaritos. A cada mês, serão apresentadas quatro questões de matemática e quatro de português. A partir desses simulados, os professores elaborarão um plano de ação para os estudantes que apresentarem dificuldades.

A Secretaria de Educação solicita aos familiares que orientem aos jovens para que não deixem de assistir as aulas e que realizem todas as tarefas e pesquisas solicitadas.

A prova

A Prova Brasil, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Superando metas

 Em 2013, a cidade de Embu das Artes superou, pelo quarto ano consecutivo, a meta do Ideb (o exame é realizado a cada dois anos), que era de 5.3 e os estudantes da rede municipal ficaram com a média 5.5, acima do índice nacional, que ficou em 5.2. Para garantir que o índice se mantenha em crescimento, o Governo Municipal investe cada vez mais no ensino de qualidade. Todos os anos, os estudantes recebem  material completo e de qualidade, da fase IV à Educação de Jovens e Adultos.

Veja aqui mais sobre esta ação da Secretaria de Educação.

Comentários