Saúde de Taboão da Serra distribui kits para diabéticos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/03/2015

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde, distribuiu, na tarde desta quinta-feira, 40 kits para diabéticos. No Lado a Lado Saporito, pacientes da UBS Parque Pinheiros receberam lancetas para punção e tiras reagentes, usadas para medir os níveis de glicose no sangue. 

Na ocasião, o enfermeiro da UBS, Ismael Bezerra, e a técnica responsável pelo programa, Janete Alves, ministraram palestras sobre a doença. Os presentes receberam orientações sobre alimentação adequada e controle do diabetes. Alunos do curso de Enfermagem da Anhanguera também foram ao Lado a Lado, acompanhados por uma professora da instituição. 

A entrega dos kits faz parte do programa “Viva bem com seu diabetes”, que funciona desde 2002. O projeto, que atenderá os pacientes de todas as UBSs do município, distribuirá mais 300 kits até abril e 2200 até o final do ano. O objetivo da distribuição dos utensílios é viabilizar o controle da doença. Para a secretária de Saúde, doutora Raquel Zaicaner, o projeto é interessante, tendo em vista o acompanhamento que a diabetes exige. “Infelizmente, o número de pessoas diabéticas é alto, e muitas delas não têm acesso aos equipamentos necessários. Nós, da Secretaria de Saúde, nos preocupamos com essa questão, e faremos o que for necessário para ajudar os moradores”, diz a doutora. 

O diabetes é uma síndrome metabólica decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, o que gera aumento da glicose (açúcar) no sangue. A doença é séria e, quando não diagnosticada a tempo, pode levar à morte. Portanto, é importante que os diabéticos que dependem de insulina e ainda não participam do programa, procurem uma UBS próxima. Através da prescrição médica, o paciente já pode ter acesso aos kits. 

Comentários