Saúde de Taboão atende milhares de moradores de outros municípios

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/03/2015

Mais de um quarto dos atendimentos realizados na rede pública de saúde de Taboão da Serra não são para os moradores do município. Um total de 25% dos pacientes (122.416) atendidos em 2014, em urgência e emergência, são de cidades da região, incluindo a capital. 

Para a secretária da pasta, Dra. Raquel Zaicaner, o grande número se deve às melhorias realizadas pelo governo municipal nos primeiros dois anos de mandato, onde a saúde foi prioridade. “Quando o atendimento de uma localidade melhora, ela acaba atraindo a atenção de moradores de municípios vizinhos. Ainda temos problemas, mas estamos melhorando cada vez mais para dar o acolhimento que os pacientes precisam”, esclarece. Entre as obras, destacam-se as reformas em quase todas as Unidades Básicas de Saúde e nos Prontos Socorros do Antena e Infantil, além da maternidade e a construção do novo Pronto Atendimento Dr. Akira Tada.

Para a moradora, Carmem Luiza Rocha, de 72 anos, do Jardim Santa Luzia, o atendimento na UBS Akira Tada, no centro da cidade, é sempre muito bom. “Percebo que a saúde da nossa cidade vem melhorando, e parece até com atendimento particular. Sempre me ligam sempre do posto de saúde para avisar o horário e data de atendimento de consulta ou exame”, conta a aposentada.

O município investiu, somente no ano passado, 32% do orçamento municipal, o que também atrai pacientes de outras cidades. O senhor Ataíde Batista da Silva, de 74 anos, por exemplo, é morador do bairro do Campo Limpo, em São Paulo e está sendo atendido no PS Antena. “Desde o dia 13 estou internado aqui por conta de uma anemia e só tenho elogios ao hospital”, diz. “Eu e minha esposa sempre viemos pra cá e fomos muito bem atendidos, mas dessa vez percebi que a unidade melhorou muito com a reforma”, finaliza.

Quem também tece elogios ao atendimento da saúde em Taboão é a munícipe Tauiana da Costa Sampaio, de 21 anos. “Fiz meu pré-natal na UBS Santo Onofre e desde lá, até aqui no trabalho de parto da Maternidade do Antena, fui muito bem recebida por todos os funcionários. O parto foi realizado no dia 19 de março e ganhei uma linda menina”, comemora.   

O total de atendimentos realizados no ano passado ultrapassa a marca dos 850 mil, sendo em urgência e emergência 489.667 divididos entre o Pronto Socorro do Antena, num total de 218.573 pacientes, no Pronto Socorro Infantil, 111.514 e no Pronto Atendimento Dr. Akira Tada (UPA), 159.580. Os outros atendimentos referem-se à atenção básica, somando 367.033.

Comentários