GCM de Embu-Guaçu trabalha para oferecer segurança para os munícipes

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Embu-Guaçu | 2/03/2015

A Guarda Civil Municipal (GCM) é um importante instrumento na garantia da segurança nas ruas de Embu-Guaçu, trabalhando no combate à violência e na fiscalização do trânsito, entre outras atividades. Seus agentes fazem rondas também durante a madrugada, para agilizar o atendimento a ocorrências policiais e a possíveis delitos. Entre as ocorrências, destacam-se apoio à Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança (Semutrans), Polícia Militar, Poder Judiciário e Poder Público Municipal.

Em balanço da atuação da Guarda Municipal de Embu-Guaçu, referente aos últimos quatro meses, é possível constatar o trabalho intenso executado pela equipe. As ações demonstram a preocupação do Prefeito Clodoaldo Leite (PMDB) em reforçar e garantir a segurança da população e de seus patrimônios. Neste período foram atendidas 63 ocorrências em diferentes bairros como apreensão de fugitivos, ocorrências de trânsito em parceria com a Semutrans, violência doméstica, crime eleitoral, apreensões a entorpecentes, consumo e porte de drogas, tráfico e outros atendimentos de furtos.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Eiras, presente na corporação há 19 anos, pôde acompanhar a evolução e o crescimento da Guarda Municipal. “Hoje a população vê a Guarda Municipal mais próxima dela, principalmente por causa das nossas ações de cidadania”, disse o comandante. Atualmente, a Guarda Municipal auxilia nas rondas escolares. “Diariamente equipes da guarda percorrem as escolas da rede municipal de ensino e outros prédios públicos desenvolvendo um trabalho preventivo” explicou Eiras. Ele aproveita para agradecer a toda comunidade, que vem auxiliando e fornecendo informações. “Essa parceria é fundamental. Para desenvolver um bom trabalho vamos tentar conquistar ainda mais a confiança da comunidade para que o trabalho seja ainda melhor. O que pudermos fazer para manter a paz em Embu-Guaçu, com o apoio da comunidade, vamos fazer”, conclui Eiras.

O Prefeito Clodoaldo também ressalta a ação da GCM principalmente pelo empenho dos seus profissionais e pela capacitação e treinamento que tiveram. “É de extrema importância estar sendo útil e reconhecido não só fazendo o seu papel de guarda, mas também pelas ações conjuntas com a polícia militar, ações de apreensão e identificação de furtos e roubos ou de outra situações com que tem colaborado e solucionado rapidamente. Parabéns a todos os guardas e todos os profissionais que estão trabalhando nessa atividade”, elogia o Prefeito.

Ainda segundo o Prefeito, “A GCM Embu-Guaçu há tempos já vem desenvolvendo um trabalho de segurança e proteção não só de bens materiais, mas também de pessoas no município. Temos consciência do papel que o guarda municipal representa no âmbito da segurança pública. E a imagem da corporação é o reflexo da somatória das atitudes individuais e da filosofia de trabalho da entidade. São esses elementos que conferem credibilidade a corporação diante de toda a comunidade”. Destacou o Prefeito Clodoaldo.

Para 2015 o Prefeito, sinaliza novos investimentos na GCM, tais como a aquisição de viaturas, radiocomunicação, novo fardamento e aquisição de armamento, além de valorizar o guarda municipal através de promoções dentro da corporação e também o aumento significativo do efetivo.

Comentários