Campanha contra o HPV começa em março

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 25/02/2015

A partir de 10/3, mais de 7.000 meninas, entre 9 e 13 anos, deverão ser vacinadas contra o HPV (Human Papiloma Vírus), nas escolas públicas municipais, estaduais e particulares da cidade. O objetivo é prevenir o câncer de colo do útero, reduzindo a incidência e a mortalidade por esta doença.  Em 2.014, 88,4 % (6.200), das meninas da cidade foram imunizadas.

As meninas de 11,12 e 13 anos que participaram da campanha no ano passado, mas não receberam a segunda dose da vacina, também deverão ser imunizadas. A Campanha contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e pretende imunizar 80% do público-alvo em todo o País.

A doença

Papilomavírus, popularmente conhecido como HPV, é um vírus que causa infecção na pele e nas mucosas. Hoje existe mais de 100 subtipos de HPV e alguns deles podem causar câncer, principalmente o câncer de útero.

A forma mais comum de se contrair o vírus é através das relações sexuais por este motivo a idade precoce de vacinação é importante, realizando a prevenção antes do início da vida sexual. A pessoa infectada não precisa apresentar sintomas para transmitir a doença, todavia, quando há pequenas verrugas a probabilidade de contágio é muito maior. Usar preservativo em todas as relações sexuais é a melhor maneira de evitar a infecção.

O principal sintoma do HPV são verrugas de tamanhos variáveis. Na mulher, elas costumam aparecer na região do colo do útero, ânus, vagina ou na vulva. No homem, as verrugas surgem com mais frequência na cabeça do pênis (glande) e no ânus. Em ambos os sexos podem apresentar sintomas na boca e/ou na garganta ou estarem infectados sem apresentar sintomas.

Acesse aqui o GuiaPrático do HPV.

Comentários