Suplentes já iniciaram corrida para assumir cargos nas Câmaras

Por Sandra Pereira | 14/09/2009

Os suplentes de vereador das cidades do Conisud estão em polvorosa em função da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta o número de vereadores do Brasil, de 51.748 para até 59.791.

A expectativa deles é de que a votação em segundo turno aconteça ainda essa semana. Eles querem assumir as novas cadeiras nas Câmaras o quanto antes.


“A gente está correndo para todo lado. Falando com deputado, conversando com os vereadores e pedindo o apoio do prefeito. Tem que ser desse jeito, senão não vai dar certo”, afirma o suplente de vereador de Taboão, Tales Franco.


Ele é um dos mais empenhados no assunto na região. Em Itapecerica da Serra, Edgard Cruz, que também é suplente não fica para trás. Ele acompanha a votação de camarote e ainda mantém os demais informados. “Só vamos comemorar depois da votação em segundo turno”, avisa, mas não esconde o seu otimismo.


Assim como eles, a maioria dos suplentes está confiante de que vai poder assumir o cargo de vereador ainda esse ano. Para alcançar essa meta eles estão pra lá de mobilizados buscando o apoio dos demais vereadores e dos prefeitos.
Muitos acreditam e defendem que a mobilização dos suplentes foi quem garantiu que o assunto entrasse na pauta da Câmara Federal ainda esse ano.

Em algumas cidades os suplentes já estão se reunindo para definir como vão agir após a votação da PEC no segundo turno. Na votação do  1º turno ela foi aprovada por 370 votos a favor, 32 contrários e duas abstenções.

Com a aprovação da PEC, Taboão da Serra e  Embu das Artes poderão ter até 21 vereadores. Itapecerica e Embu-Guaçu podem ter 17. Já  São Lourenço da Serra e Juquitiba poderão ter até 13 vereadores.

Algumas cidades terão que fixar o número exato de vereadores fazendo alterações na Lei Orgânica.

A PEC estabelece  24 faixas fixando o número de vereadores para todo o país, de acordo com a população dos municípios.

Comentários