Mesa diretora da Câmara visita secretaria de Segurança de Taboão da Serra

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 10/02/2015

A mesa diretora da Câmara de Taboão visitou nesta segunda-feira, 9, a Secretaria de Segurança Pública da cidade para tratar das ações realizadas pela pasta e apresentar demandas da população para a área. O presidente da Câmara Municipal, José Aparecido Alves, o Cido da Yafarma, o vice-presidente da Casa, Carlinhos do Leme, a 1ª secretária, Joice Silva e a 2ª secretária, Érica Franquini foram recebidos pelo secretário Gerson Brito e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Leonel Vieira. O presidente da Câmara, Cido da Yafarma, informou aos presentes que a Ouvidoria da Casa identificou que a segurança é a principal demanda da população de Taboão na atualidade.

A ação visando promover o estreitamento da relação institucional entre a  Casa de Leis e a pasta da Segurança Pública foi elogiada pelo secretário que apresentou balanço do trabalho da GCM contra o descarte de entulho, no cumprimento da Lei do Silêncio,  combate à violência, bem como os investimentos feitos pela administração municipal para ampliar efetivo, adquirir viaturas, bases móveis, implantar monitoramento eletrônico e ampliar a segurança dos moradores. 

Gerson Brito antecipou que a GCM fará novo concurso público esse ano, o terceiro na gestão Fernando Fernandes. Antes dele, segundo o secretário, será feito concurso interno para promoção dos agentes. O secretário contou que serão adquiridas novas bases móveis e revelou que o maior desafio da pasta é mudar o Estatuto da GCM, a fim de adequar o mesmo a legislação federal que garantiu poder de polícia a corporação. Ele relatou que a aposentadoria especial da GCM de Taboão serve de modelo para o país e comemorou o fato de recentemente ter sido escolhido para assumir a liderança do GGI, que envolve 20 cidades da região. 

“Quero agradecer e parabenizar a Câmara por essa iniciativa tão nobre. Vocês fazem a lei, mas não sabem como está sendo cumprida. Fico feliz de ver uma mesa tão competente e responsável com as coisas públicas”, disse Gerson Brito. “Quando assumimos encontramos a GCM numa situação complicada. Os guardas sofriam com o descaso do passado, estavam desmotivados. Trabalhamos muito para mudar essa realidade. É um desafio diário para mim”, afirmou o secretário.

O presidente da Câmara, Cido da Yafarma, citou que ações como a implantação das bases móveis de segurança estão sendo elogiadas pela população e lembrou que os bairros ainda não atendidos e as áreas limites com outras cidades também esperam a chegada das bases. O vereadores citaram o Jardim Record, Saint Moritz, Mirna e Pazzini, como locais onde devem ser implantadas bases móveis.

“Para nós da Câmara  é importante conhecer as ações realizadas na área de segurança. Entender o efeito das bases móveis no seu entorno. Saber sobre aumento de efetivo e monitoramento eletrônico, por exemplo. Entendemos que a GCM vive um novo momento, mas ainda existem problemas e estamos aqui para contribuir com a solução. Paralelamente, queremos que a instituição Câmara Municipal entenda mais e participe ativamente dos trabalhos”, disse o presidente Cido. 

 O vice-presidente da Câmara, Carlinhos do Leme, observou que a segurança pública possuiu características diferenciadas, como a migração dos crimes para regiões onde o policiamento é menor. Ele elogiou os 24 anos de criação da GCM e disse que a guarda conta com o reconhecimento e carinho da população.

“As bases são uma conquista importante e temos que ampliar essa ação. Segurança é assim: resolve aqui, migra para lá. Outra coisa importante que vem sendo feita é a apreensão de carros por excesso de barulho. Os infratores reclamam, mas a população apóia. A guarda resolveu o problema de entulho na cidade. Tem muita apreensão de caminhão”, afirmou, Carlinhos do Leme acrescentando que a questão da segurança é um problema social.

A vereadora Joice Silva, 1ª secretária da Câmara, salientou que a guarda é parte essencial na garantia da segurança pública em Taboão. Falou que a GCM já cumpria há tempos papel de polícia que agora está reconhecido por meio de lei. Citando conjuntura nacional Joice Silva observou o crescimento da violência e neste contexto disse que a GCM é quem mais atua no combate ao crime. No encontro com o secretário ela solicitou a implantação de base móvel no Pazzine.

“Não tem como ignorar a criminalidade. Ela existe. Está ai. Mas a nossa guarda vem fazendo um grande trabalho. Cumprindo bem o seu papel. Muitas vezes fazendo bem mais que a Polícia Militar. Aqui em Taboão quem resolve o problema da segurança é a GCM. Nossos guardam sentem orgulho da farda e mostram isso”, sentenciou Joice Silva.

Ela se posicionou favorável que os vereadores adotem postura única quanto aos casos de munícipes que tiverem veículos apreendidos por descarte de entulho e excesso de barulho. Disse ser essencial o cumprimento das leis aprovadas na Casa e salientou que a flexibilização para atender casos específicos enfraquece a todos e favorece a reincidência. 

Érica Franquini, 2ª secretária da Câmara, lembrou que o vereador é o elo direto com a população. Citou que essa característica faz com que eles entendam mais as necessidades da população. Disse que frequentemente solicita apoio da pasta para atender solicitação dos moradores. Ela solicitou a implantação de base móvel de segurança na região do Mirna. Para a vereadora é essencial o trabalho da guarda para ampliar a sensação de segurança.

“Quero parabenizar ao secretário pelo trabalho e dizer que a gente traz tantas demandas porque somos a caixa de ressonância da população”, alertou.

Durante a visita da mesa diretora o secretário Gerson Brito fez balanço positivo das bases móveis, que segundo ele acabam se tornando fixas graças a aceitação da população. Para ele o videomonitoramento é o caminho para o combate a violência. Tanto o secretário quanto os vereadores integrantes da mesa fizeram balanço positivo da visita. 


Comentários