Terracotistas de Embu das Artes expõem em São Paulo

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 8/02/2015

A arte da terracota de Embu das Artes, iniciada por Tadakyio Sakai e ainda hoje grande expressão artística da cidade, produzida por seus discípulos, como Tônia do Embu, coordenadora do Memorial Sakai, será mostrada fora da cidade. A Exposição, que recebeu o nome Viajantes do Barro, faz parte da proposta de incentivar outras mostras que divulguem a terracota embuense, fora dos limites do município. Conta com 31 obras, dos artistas do Memorial Sakai: Adolfo dos Santos, Alex Billo, Antônio Gonzaga, Cícera, Cláudio Scaccio, Clea Alves, Irael Luziano, Juliana Lima, Levi Barros, Márcia Francisco, Maria Angélica, Maria Rosa, Miren Edurne, Rosane Soares, Sônia So Re, Tônia do Embu e Verônica Rodrigues.

“Com Sakai, éramos viajantes da arte, porque sair da cidade para divulgar a arte fazia parte do aprendizado. Espero que, com essa exposição, todos continuem viajando, tanto no ateliê, quando se trabalha o barro, quanto em viagens mesmo. O objetivo é ultrapassar, como antigamente, as fronteiras da nossa cidade”, declarou Tônia do Embu. Para ela, é preciso dar uma direção, especialmente aos novos terracotistas, formados nos cursos do Atelier de Terracota do Memorial, para que possam atuar e criar em favor da arte.

O Memorial, inaugurado em 2003, com acervo de obras de Sakai e seus discípulos, tem como objetivo a formação de novos artistas, com base nos valores do grande mestre. Sakai foi considerado nos anos 1970 um dos maiores terracotitas da América do Sul. A escultora Tônia do Embu dá continuidade à sua obra artística e trabalho comunitário, como contribuir pela preservação da Festa de Santa Cruz, a principal da cidade, com apoio do Governo de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura.

Serviço

Exposição Viajantes do Barro
Abertura: 7/2, 14h
Visitas: diariamente, das 10 às 22h, até 28/2
Continental Shopping – av. Leão Machado, 100 (altura do 6300 da av. Corifeu de Azevedo Marques), Jaguaré, São Paulo, SP, tel: 4040-4981 / 11 2666-3830

Comentários