Mosquito da dengue pode procriar em águas armazenadas dentro de casa

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 8/02/2015

As ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde nos bairros de Taboão através dos agentes da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Zoonoses, estão evitando que a dengue se prolifere a partir de criadouros geralmente identificados dentro de residências e terrenos baldios. 

O forte calor e a falta de chuva podem contribuir para que esse quadro se altere caso as pessoas não tenham consciência que guardar água dentro de casa sem os devidos cuidados pode ser um grande aliado para que o mosquito Aedes Aegipty se procrie. “Os moradores criaram o costume de armazenar água em baldes. Isso pode ser um grande criadouro do mosquito”, ressaltou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. 

O coordenador da Vigilância Epidemiológica de Taboão, Dr. Milton Parron alerta para alguns cuidados que podem evitar o deposito dos ovos do mosquito. “O ideal é guardar água em um tambor ou pote com tampa, usar uma tela para mosquitos podendo ser colocada sobre os baldes, na falta de um desses objetos um pano também pode ajudar e lavar todas as semanas com escova e sabão as vasilhas para armazenar o liquido”, explicou.  

Dr. Milton salientou que existem vários pontos que servem como criadouro da dengue. “As pessoas precisam ser os grandes agentes no combate ao mosquito. Algumas atitudes como não deixar água parada em vasos e pneus, caixa d´água descoberta, tampas de refrigerantes para cima, entre outros objetos que acumulem água podem evitar um surto de dengue assim com vem acontecendo em São Paulo”, disse. 

Sintomas da dengue

Dengue Clássica: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; perda de consciência.

Comentários