Programa Saúde da Família contemplara todos os bairros de Embu Guaçu

Por Assessoria de Imprensa | 1/02/2015

Com o objetivo de prestar atendimento de qualidade às pessoas que necessitam dos serviços da atenção básica, a administração municipal, está empenhada no processo de ampliação, construção e reforma das Unidades Básicas de Saúde do município de Embu-Guaçu. As obras são uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Ministério da Saúde que abrangem cinco novas Unidades Básicas de Saúde da Família – UBS, além de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA no município. As atividades que se destinam as Unidades Básicas começaram no bairro Jardim Campestre (Distrito do Cipó) e se estenderam, aos outros bairros contemplados com as unidades de Saúde: Vila Cristina, Chácara Flórida, Recanto Lagoa Grande e Vila Dirce. Já a UPA também esta sendo construída na Vila Dirce, bairro que faz parte do Distrito do Cipó.

De acordo com o Prefeito Clodoaldo Leite (PMDB), a construção e reforma das unidades é uma das principais ações da Prefeitura, solicitada por cerca de 70% da população. “Nosso trabalho esteve voltado em expandir o acesso e impor um novo padrão de qualidade [...] Que o investimento seja bem feito, com protocolos e processos. Queremos que a atenção primária, que é a prevenção, tenha uma cobertura próxima da universal, ou seja, que o padrão de atendimento mude indicadores e impacte positivamente a avaliação do usuário”, disse. Cinco mudanças proporcionadas pela administração foram destacadas pelo Prefeito: realização e agendamento de exames, cultura de acolhimento, prevenção de doenças, atendimento humanizado em todas as unidades e atenção multiprofissional na casa do paciente. A meta da administração é garantir em nove meses que 100% do território de Embu-Guaçu tenha atendimento e saúde pública básica familiar de qualidade para seus moradores. “Completamos no final de Agosto 20 meses de gestão com resultados práticos na área da Saúde [...] neste período temos quatro unidades de saúde reformadas e uma Unidade Básica instalada no bairro do Filipinho [...] Trabalhamos a Saúde municipal para que as pessoas tenham infraestrutura quando buscam o atendimento básico de que precisam”, destacou o Prefeito Clodoaldo.

“Nossa pretensão, desde o início da primeira administração do Prefeito Clodoaldo Leite, é dinamizar a área de saúde, proporcionando um atendimento humanizado que as pessoas merecem”, afirma o secretário municipal de governo, atualmente frente a Saúde, Ronaldo Bueno, que vem administrando com muita sabedoria a complexa pasta da saúde. Estas obras demonstram o crescimento da cidade, que também recebe investimentos constantes em Urbanização e Educação. “Embu-Guaçu é uma região que cresce rapidamente e, por isso, precisa receber esses serviços públicos; esperamos que as Unidades de Saúde, além de um ato concreto, possam ajudar a constituir as pessoas como um todo”, afirmou. De acordo com o secretário, foram ampliadas as Unidades Básicas de Saúde – UBS Sérgio Matsumura (Centro), Paulo Maneta (Distrito do Cipó) e Penteado, estas situadas na zona urbana. Também se encontram em processo de reforma e ampliação a UBS Jardim Progresso e UBS Sapateiro.

O foco do trabalho prestado nas Unidades Básicas de Saúde já acontece através da prevenção de doenças em Embu-Guaçu e esta forma de atendimento será também implantada nas novas unidades. Na verdade, a iniciativa tem como objetivo melhorar a gestão das urgências e emergências e desafogar as unidades que possuem uma maior busca quando se há necessidade de atendimento médico, reduzir as filas de espera para o atendimento e prestar um atendimento de urgência altamente qualificado.

Além de reformas e ampliações, o município também foi um dos mais beneficiados na região pelo Programa do Governo Federal Mais Médicos. Ao todo, são 15 profissionais trabalhando e ofertando mais agilidade nos bairros e interior. Tanto que o município foi o primeiro do estado de São Paulo a receber os profissionais. Em Embu-Guaçu acredita-se na saúde preventiva, por isso os esforços são grandes para ampliar e melhorar a estrutura física e humana da saúde municipal e atingir assim a meta almejada pelo Prefeito Clodoaldo que é garantir que em 100% de Embu-Guaçu seja oferecido atendimento médico.

Comentários