Com o calor e chuvas os cuidados com a dengue devem ser redobrados

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 13/01/2015

Com a chegada do verão, as temperaturas sobem e as chuvas aumentam. Essa mistura de calor e umidade formam um ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue. Dessa forma, os cuidados dentro das casas são fundamentais para a prevenção da dengue neste período do ano. 

No verão é fundamental que as ações de combate e prevenção da doença sejam redobradas e algumas dicas são recomendadas como: Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; Não jogue lixo em terrenos baldios; Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje; Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

Outros cuidados também são importantes como: Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana; Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.

Em 2014, os municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra registraram mais de 100 casos e a Autarquia da Saúde das três cidades promoveram ações para conscientizar a população para evitar a proliferação da dengue. Em Taboão, no ano passado foram inicialmente 16 mil imoveis visitados por agentes da saúde para passar recomendações e também a aplicação de larvicida, para evitar que as larvas se transformem em mosquitos. 

Comentários